Como deve saber, o SoC Apple M1 que já dá vida a várias máquinas da gigante Norte-Americana, deu alguns cabelos brancos à Intel! A coisa até chegou ao ponto do divórcio! Ainda pode comprar computadores Mac baseados em chips Intel… Mas está prestes a terminar. O que segundo vários analistas, vai fazer uma grande mossa na gigante azul dos semicondutores.
Mas isto também levanta uma questão… Quando é que chega o sucessor a este tão poderoso SoC M1? Aparentemente, depois de vários rumores a apontar para o verão de 2021, parece que a coisa foi adiada para 2022. Contudo, a Apple tem excelentes razões para este adiamentos.
Apple: Pesadelo da Intel chega ao mercado apenas em 2022
Portanto, no ano passado, a Apple anunciou que iria passar todo o seu portfólio de produtos para a sua própria gama de processadores, uma mudança que começou logo em Novembro.
Entretanto, para tentar parar o comboio da Apple, a Intel já tentou denegrir a imagem da antiga parceira com anúncios publicitários. Chegando até a usar métricas de performance que não fazem muito sentido.
Ao mesmo tempo, os novos portáteis M1 da Apple foram recebidos em apoteose pela crítica. O que claro está, resultou em entusiastas à espera de mais e melhor. Ou seja, a salivar pelo chip que deverá ser conhecido como M1X ou M2.
Entretanto, a Apple ia mesmo lançar o M1X durante este verão! De forma a acompanhar os novos MacBook Pro com um design renovado. Mas afinal, a gigante Norte-Americana decidiu por uma outra estratégia…
Adiar o lançamento do novo SoC, mas apresentar um upgrade ainda maior.
Estamos a falar de chips já produzidos com o processo de 3nm da TSMC! Ou seja, um novo mundo de performance e eficiência, que deverá servir que nem uma luva para os objetivos da Apple. Em números, estamos a falar de um aumento de performance entre os 10 e os 15%, enquanto a eficiência poderá aumentar uns incríveis 30%.
Curiosamente, a Apple parece querer dar primazia ao chip que muito provavelmente será conhecido como M2. Visto que os iPhones de 2022 (iPhone 14) deverão ser baseados num SoC de 4nm e não de 3nm. Ou seja, a Apple vai apostar na linha de 4nm para o iPhone, e na linha de 3nm para os seus produtos de alta performance.
Desta forma, a Apple não vai apenas levar ainda mais rivalidade para o campo da Intel, vai também ser uma ameaça ainda maior para o mundo Android.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!