Caso não saiba, nos planos originais da Apple, existiam dois chips de grande importância a chegar ao mercado em 2023, ambos baseados no processo de 3nm da TSMC. Mas… Isso já não vai acontecer!
A Apple olhou para os números de vendas, e decidiu mudar um pouco a sua estratégia. O mercado está estranho, e nem tudo o que tem uma maçã vende que nem pãezinhos quentes. Por isso, como a TSMC também está a ter problemas, é obviamente boa ideia optar pela melhor tecnologia, para aquilo que realmente vende.
Apple olhou para os números e tomou decisões relativas aos 3nm
Portanto, 2023 deveria ser o ano em que iríamos ver o A17 Bionic, a M3, dois processadores de 3nm, a fazer das suas no mercado de smartphones, portáteis e tablets. Mas, depois de um primeiro trimestre com resultados esquisitos, e com uma TSMC com dificuldades sérias no lado da produção, a Apple decidiu esquecer um pouco o M3, para se concentrar mais a sério no A17 Bionic. Especialmente porque a Qualcomm e MediaTek estão finalmente a ser capazes de oferecer processadores com níveis de performance muito similares aos seus.
Em suma, as vendas do iPhone 14 foram um sucesso! Mas, para contrabalançar, as vendas dos computadores Mac e tablets iPad ficaram muito aquém do esperado.
Por isso, em 2023, só vamos ver um processador de 3nm no mercado, a dar vida aos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Smartphones que deverão encarecer um pouco, à medida que a Apple vai experimentando com a sua margem de lucro. (Feliz ou infelizmente, o iPhone vende sempre. Seja caro ou barato. Seja tempo de crise ou não).
Quando é que o M3 chega ao mercado? Ninguém sabe, mas provavelmente apenas em 2024, quando a economia mostrar sinais de melhoria.
Porém, isto levanta algumas questões… Apesar de muito interessantes, os portáteis e tablets Apple andam a aumentar de preço quase de forma absurda. Não será uma estratégia errada? Será que a Apple se vai ver obrigada a baixar preços, de toda uma gama de produtos, pela primeira vez numa série de anos?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!