Não é novidade para ninguém que a Apple prefere apostar na sua entrada proprietária Lightning, em vez de apostar no USB-C, o atual ‘standard’ do mundo mobile.
Aliás, as coisas estão a chegar a um ponto em que a Apple até está equacionar lidar com a ira da Comissão Europeia, de forma a manter a sua velhinha, mas sempre presente, entrada proprietária, em muita da sua gama de produtos.
Sabe porquê? Vamos tentar perceber.
Apple não quer USB-C no iPhone. Mas sabe porquê?
Portanto, a resposta mais óbvia é só uma… Dinheiro! Afinal de contas, a Apple é capaz de ir buscar muito e bom dinheiro na venda de qualquer cabo deste tipo, devido às taxas de licenciamento da tecnologia.
Além disso, devido à insistência neste tipo de tecnologia, a remoção por completo da entrada Lightning não é de todo uma solução para o ecossistema da Apple! Nem para o ambiente propriamente dito. Afinal, temos milhões de aparelhos a precisar deste tipo de cabo. E claro, seria uma mudança, que apesar de positiva em alguns aspetos, acabaria por criar e-waste, devido ao facto de a tecnologia se tornar obsoleta, e assim, à medida que os utilizadores mudam de aparelho, estes cabos acabam inutilizados, e por isso, no lixo.
Em suma, a adoção do USB-C faria com que a Apple perdesse bastante dinheiro a médio/longo prazo, ao mesmo tempo que também removeria um dos fatores que separa o iPhone de todo o ecossistema Android.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Quer um iPhone com entrada USB-C, ou o cabo Lightning não o chateia? É que verdade seja dita, além do aspeto da ‘Universalidade’, o USB-C traz outras vantagens para cima da mesa. Ao ser mais rápido, simples, resistente, e multifacetado… Tudo coisas que o velho Lightning não é. Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.