Como dissemos há alguns dias atrás, o iPhone 16e não é apenas uma aposta ligeiramente mais barata para tentar puxar alguns consumidores menos endinheirados ao ecossistema rival (Android). É também um teste muito importante para o presente e futuro da gigante Norte-Americana.
Um teste que até já tem uma segunda vaga pronta.
Apple não pode esperar! Já tem um novo modem em teste
Portanto, caso não se lembre, a Apple adquiriu parte da Intel no agora distante ano de 2019. Estamos a falar do departamento responsável pelos modems da gigante azul dos microprocessadores, num negócio que mexeu com mil milhões de euros.
Um investimento alto, e que deu algumas dores de cabeça à Apple, que andou todo este tempo a desenvolver modems 5G sem grande sucesso.
Porquê tanta importância?
É simples! Porque a Apple está completamente farta da sua parceria com a Qualcomm, isto não só pela quantidade de dinheiro que tem de dar à gigante dos SoCs. Mas também pelo facto de existir aqui uma relação de atrito, que até já teve problemas com a justiça, e que por isso mesmo nunca mais vai conseguir ser resolvida a 100%.
É exatamente por isso que o iPhone 16e apareceu com um modem C1 em vez de um Snapdragon X.
Mas, esta aposta é tão importante para a Apple, que o desenvolvimento relativo ao modem C2 já parece estar terminado, e como tal, já existem chips em teste para futuros lançamentos.
A Apple adora desenvolver tudo “in-house”. Desta vez até tem um gostinho especial!
O desenvolvimento do C1 significa um grande avanço para a Apple. Isto porque, esquecendo os problemas com a Qualcomm, estamos a falar de uma empresa que adora fazer tudo internamente sempre que possível.
É uma forma de fazer negócio inteligente, mas que obviamente obriga à disponibilização de muitos recursos. Tudo isto porque, desta forma, a Apple consegue reduzir a sua dependência de outras empresas, que por sua vez podem tentar negociar preços mais elevados ou desenvolver tecnologias a velocidades mais lentas do que a Apple gostaria.
No entanto, apesar de o C1 ser um avanço, é um componente crítico longe de ser perfeito.
Afinal, embora suporte 5G, não existe suporte à tecnologia mmWave. Por isso, todos os aparelhos baseados neste modem estão um pouco limitados à partida no campo da velocidade.
Aliás, até a Apple reconhece que o C1 não está onde a empresa desejaria.
Ainda assim, é cedo para criticar esta aposta da Apple. Precisamos de perceber se este modem cumpre no mundo real, e para isso, temos de esperar pela chegada do iPhone 16e ao mercado.