Esperava um SoC M4 tão cedo? Provavelmente não, e estaria completamente correto na sua forma de pensar. Se alguém me dissesse que a Apple ia lançar produtos baseados num chip M4 já em Maio de 2024, diria que talvez fosse boa ideia marcar uma consulta médica, possivelmente com uma ressonância magnética à cabeça.
Mas não… É mesmo real! Sabe porquê? Eficiência e foco na Inteligência Artificial!
Apple M4 é uma aposta incrível no IA!
Portanto, no fundo, o Apple M4 é na realidade um chip capaz de oferecer o nível de performance do M2, porém agora a consumir metade da energia elétrica. Tudo o resto foi “gasto” em IA. Bem… Mais ou menos!
Aliás, no seu material de marketing, a Apple afirma que o seu novo M4 de 3nm é capaz de oferecer a mesma exata performance dos processadores de PC mais recentes e poderosos do mercado, a gastar um quinto da energia elétrica. O que muito se deve ao facto do M4 ser baseado em linhas de 3nm de segunda geração, agora com 10 núcleos no lado do CPU, onde 4 são focados na performance e 6 são mais pensados para a eficiência energética.
Além da performance que já conhecemos, o M4 ainda tem um GPU com 10 núcleos de processamento capaz de oferecer dynamic caching, mesh shading, ray tracing, e ainda um novo motor gráfico capaz de renderizar imagens de forma 4x mais rápida face ao M2. Afinal… Existem diferenças!
IA = NPU? Sim, mas não fazemos ideia daquilo que a Apple mudou!
Não fazemos ideia do número de núcleos que o NPU do M4 traz para cima da mesa. Ainda assim, a performance deu um salto quase inacreditável, de 18 TOPS para 38 TOPS.
Ainda assim, a Apple pode ficar em desvantagem neste campo, visto que a Qualcomm quer oferecer 45 TOPS com o NPU do SoC Snapdragon X Elite. Aliás, vai ser muito interessante ver como a Apple se porta contra a nova geração de portáteis Windows que aí vem, a escapar um pouco aos processadores mais clássicos que a Intel e AMD oferecem.
Em suma… A corrida aos portáteis baseados em chips Arm começou, e agora ninguém sabe muito bem quem vai ganhar. Bem, sabemos… Somos nós! Com elevados níveis de performance, e uma autonomia ainda melhor. Esperemos que os preços não aumentem de forma absurda.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!