Como deve saber, a Apple abandonou recentemente a Intel para meter todas as fichas que tinha nos seus próprios designs ARM. Uma aposta, que verdade seja dita, está a ser um sucesso simplesmente brutal… Ao ponto, de já termos várias equipas a tentar descortinar como é que o SoC M1 realmente funciona. Para o tentar meter a funcionar noutras plataformas.
Ou seja, a Apple foi mesmo capaz de lançar um produto inovador, e com o potencial de mudar o mercado. Como tal, não havendo ainda rival à altura nas prateleiras, já temos engenheiros e investigadores a tentar fazer “Reverse Engineering” ao pequeno componente da gigante Norte-Americana.
Reverse Engineering: Processo utilizado para “desconstruir” algo de forma a retirar informação, ou perceber como funciona.
Apple mudou o mercado com o M1! Por isso, temos muito boa gente a tentar perceber como a tecnologia funciona.
Portanto, muito resumidamente, a Apple está a ter muito sucesso com o seu primeiro SoC ARM pensado para computadores desktop e portáteis, o M1! Assim, como deve imaginar, não tem qualquer intenção de permitir o uso da sua tecnologia noutras plataformas.
Contudo, isto não demoveu os muitos investigadores interessados na plataforma. (link) Aliás, já existem tentativas sérias de levar o SoC para outras plataformas, como podemos perceber por um documento de 350 páginas, de Maynard Handley (dev que trabalhou no Apple Quick Time).
Estamos a falar de um documento que já está na versão 0.70, com várias opiniões e ideias de outros profissionais da indústria. Aliás, o projeto até já está muito avançado, mas vai obviamente ainda receber várias revisões, antes do SoC M1 realmente ficar disponível para outros sistemas operativos.
Isto é um trabalho árduo!
É preciso salientar, que para chegar a 350 páginas, muito trabalho foi feito. Afinal de contas, estamos a falar de investigadores que passaram meses a fio a incorporar as suas descobertas em formato de texto.
Investigadores, que claro está, precisam de ter um ‘know-how’ brutal dentro da arquitetura ARM, ao mesmo tempo que perderam horas após horas, em testes de diagnóstico, testes de performance, etc…
O SoC Apple M1 é apenas o início!
Entretanto, a Apple já está pronta a lançar o novo SoC M1X, muito provavelmente com os novos MacBook Pro. Com planos para lançar o SoC M2 algures em 2022, com um novo MacBook Air.
Infelizmente, no mercado, a única coisa que podemos ver como rival verdadeiro ao Apple M1 é o Qualcomm SC8280, que claro está, ainda não foi lançado em nenhum produto. E verdade seja dita, tal e qual como os SoCs Snapdragon, vai muito provavelmente ficar aquém daquilo que a Apple oferece em termos de performance e eficiência energética.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!