Chegou a altura do ano em que todos os olhos estão postos na Apple e no seu evento global WWDC. É exatamente no Centro de Convenções de San Jose, perto da sede da Apple, que o gigante da maçã está a apresentar todas as novidades. O iOS 12 começou por ser o grande destaque deste evento e nas próximas linhas contamos tudo, graças a uma apresentação que esteve a cargo de Craig Federighi, da Apple.
Desempenho
O responsável da Apple apontou baterias ao sistema operativo Android antes de realmente partilhar as novidades referentes ao iOS 12. Logo para começar, Federighi revelou que o iOS 12 se vai concentrar no desempenho, como era esperado, e que será compatÃvel com todos os dispositivos que já executam o iOS 11. Esta é sem dúvida uma enorme base de utilizadores para receberem no seu smartphone o novo sistema da Apple.
Federighi afirma que as aplicações serão lançados 40% mais rapidamente. Já no teclado o aumento da velocidade de lançamento vai situar-se nos 50%. A câmara será também muito mais rápida, chegando a 70% nos dispositivos mais antigos. Isto acontece porque a Apple ajustou o sistema de lançamento de aplicações. Em paralelo, o processador agora funciona sempre na velocidade máxima quando está em carga.
Realidade Aumentada
Uma das grandes apostas do iOS 12 é a Realidade aumentada (RA), que realmente mostra o quão importante é esta tecnologia. A Apple trabalhou com a Pixar para criar um novo formato de ficheiros para a RA denominado USDZ, que vai funcionar em diversas aplicações, incluindo no Creative Cloud da Adobe.
O Measure é a nova aplicação de realidade aumentada da Apple para iPhone e iPad que permite medir objetos e não só através do seu dispositivo móvel. Sim, é verdade que existem muitas aplicações na App Store que já fazem isto. Entretanto a app News também suporta funcionalidades de RA graças ao novo sistema de ficheiros USDZ.
O ARKit é, obviamente, a ferramenta que possibilita a execução de aplicações de realidade aumentada no iOS. A propósito disto, Federighi anunciou no palco que o ARKit 2 trará novas e muitas ferramentas para os programadores, como melhor digitalização de face, melhor detecção de objetos em 3D e – o melhor de tudo – experiências partilhadas. Na prática isto significa, por exemplo, que vários jogadores podem jogar o mesmo jogo em RA. A Lego será uma grande parceira neste campo.
Fotos
Não existe atualização para o iOS sem novidades nas fotos. No iOS 12, as sugestões de pesquisa vão chegar à aplicação Fotos. Assim, pode pesquisar por empresas e eventos e encontrar fotos relevantes para essas pesquisas. For You (Para Ti) é um novo separador que disponibiliza memórias, fotos destacadas e sugestões de efeitos. As sugestões de partilha também são uma nova funcionalidade do Fotos. No fundo isto é algo que o Google Fotos também já faz. Esta partilha é encriptada e utiliza aprendizagem de máquina para escolher o destinatários das recomendações.
Siri
O Siri vai receber uma nova funcionalidade denominada Atalhos. Pode adicionar atalhos para as suas aplicações favoritas ao Siri e escolher uma determinada palavra para ativar esse atalho. O Siri também vai disponibilizar sugestões automáticas no ecrã de bloqueio. Se estiver atrasado para sair de casa, por exemplo, será avisado pelo assistente pessoal da Apple.
Atualizações de Aplicações
A Apple atualizou diversas aplicações iOS padrão, a começar pelas NotÃcias. Segundo a Apple agora vai encontrar notÃcias realmente confiáveis. Esta aplicação funciona agora melhor no iPad. Destaca-se também a chegada das notas de voz ao iPad. Entretanto o iBooks tem um novo design e um novo nome, nomeadamente Apple Books.
Importa também salientar que o Carplay suporta agora sistemas de navegação de terceiros, nomeadamente o Waze e o Google Maps.
Notificações
Agora é possÃvel personalizar ainda mais a forma como se interage com as notificações. Destacam-se também as notificações agrupadas por aplicação ou tópico.
Tempo de utilização
Agora o utilizador fica a saber exatamente como está a utilizar o smartphone. Quanto tempo gasta em aplicações e quais as mais usadas. Graças aos relatórios vai poder gerir o seu tempo com maior eficácia. Este sistema vai servir também para garantir um controlo parental eficiente. Agora é mais fácil do que nunca controlar o que o seus filhos fazem no iPhone.
iMessage e Facetime
O Animoji deteta agora a lÃngua. Em paralelo é agora possÃvel encontrar uma grande quantidade de animojis novos. Já o FaceTime vai permitir conversas em grupo até 32 pessoas.
O FaceTime vem totalmente integrado no iMessage, pelo que vai conseguir fazer com facilidade a transição entre aplicações.
O Facetime vai funcionar no iPhone, iPad, Mac e Watch (apenas voz).
Data de lançamento
O iOS 12 vai ser lançado eventualmente em Setembro para todos os iPhone, iPad e iPod Touch que já executam o iOS 11. A primeira versão beta ainda deverá ser disponibilizada este semana.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!