Numa altura em que tudo tem uma porta USB-C, não é estranho ver vários aparelhos mobile da Apple, como é o caso do iPhone, a chegarem ao mercado, com portas proprietárias? Óbvio que sim!
Como também é óbvio, existe uma razão para isso… A Apple ganha muito dinheiro com a venda de cabos, carregadores, e claro, royalties das várias empresas que vendem periféricos baseados na entrada proprietária Lightning. No entanto, graças à UE, a mina de ouro vai fechar. Não vai ser já, mas pelo menos até 2024, a Apple vai ver-se obrigada a utilizar a porta padrão, ou seja, o USB-C.
Apple já não foge! iPhone e AirPods com USB-C em 2024
Portanto, verdade seja dita, não é só a Apple que tem de se adaptar às novas regras. Todas as fabricantes, produzam earbuds, smartphones, ou portáteis, terão de adotar o USB-C como entrada padrão para carregamento e transferência de dados, até 2024. Ora leia:
“Segundo as novas regras, os consumidores vão deixar de necessitar de um carregador, ou cabo, diferentes, para carregar o seu novo aparelho. Vai ser possível utilizar o mesmo carregador, para qualquer aparelho eletrônico de pequeno ou médio porte. Estamos assim a falar de smartphones, tablets, e-readers, earbuds, câmeras, auscultadores, consolas, colunas, e claro, portáteis. (Mas no caso dos portáteis, existe um período de cadência de 40 meses).”
Além dos cabos, a União Europeia também quer garantir que as tecnologias de carregamento sem fios se regem por padrões fixos. É preciso evitar, que as fabricantes, aproveitem lapsos na lei, para tentar vender soluções de carregamento proprietárias, no novo mundo sem fios.
Em suma, a Apple pode continuar a comercializar produtos baseados na entrada Lightning nas regiões fora do domínio da UE. Mas isso pode não ser viável ao nível da produção. Por isso, é expectável, que até 2024, todos os smartphones iPhone, e restantes produtos do ecossistema Apple, cheguem ao mercado com entradas USB-C.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!