Caso não saiba, uma das grandes diferenças entre os modelos Pro e não Pro do iPhone, está no ecrã OLED. Ou seja, apesar do facto de todos os modelos contarem agora com ecrãs OLED, enquanto os modelos Pro e Pro Max contam com a tecnologia LTPO, os modelos mais baratos ficam pelos ecrãs LTPS.
É exatamente por isso que os modelos Pro e Pro Max conseguem andar entre os 1Hz e 120Hz, enquanto os modelos base ficam “presos” aos 60Hz.
Mas, a partir do próximo ano, isto já não vai ser bem assim. Por isso, a Apple precisa de encontrar um outro ponto para continuar a dar alguma vantagem para os modelos mais caros e mais desejados.
Apple já olha para o OLED LTPO+ no iPhone!
Portanto, ao que tudo indica, todos os modelos da gama iPhone 17 vão começar a contar com ecrãs LTPO. Por isso, a diferenciação que existiu até aqui, vai deixar de existir em 2025. Em 2025 todos os iPhone vão contar com ecrãs LTPO, porém, em 2026, é muito provável que a Apple comece a apostar na tecnologia LTPO+ para os seus modelos mais caros.
É preciso dar razões ao mercado para continuar a dar mais dinheiro pelos modelos topo de gama, e ao que tudo indica, o investimento na tecnologia LTPO+ serve para esse mesmo exato objetivo.
O que muda?
Eficiência, qualidade de imagem, espaço que o ecrã ocupa dentro do corpo do smartphone, entre outras coisas.
Porém, não vai ser fácil convencer as grandes fabricantes a apostar na tecnologia no imediato.
Temos um exemplo muito recente, visto que a Samsung recusou inicialmente a produção em massa do OLED tandem encontrado nos modelos M4 do iPad Pro da Apple devido a preocupações de rentabilidade e só consideraria se fosse feita uma encomenda suficientemente grande.
Mais tarde tivemos uma Samsung a mudar de ideias. Mas, não foi fácil, e foi uma das razões pela qual os iPad chegaram mais tarde ao mercado.
Temos de esperar para ver! Porém, com esta nova loucura à volta dos smartphones super finos, pode ser que até a própria Samsung queira apostar na nova tecnologia.