Em 2022, ter um iPhone ficou mais complicado, porque além de um claro encarecimento de toda a gama, ficámos sem o iPhone Mini, ou seja, o iPhone mais barato de cada geração, baseado na linha de design mais avançada.
Porque razão ficámos sem o mini? Bem, porque em 2023, muito provavelmente em Abril, a Apple vai lançar um novo iPhone SE, finalmente com um design mais próprio dos tempos que correm. No entanto, ao contrário daquilo que muitos desejariam, a Apple vai optar por voltar a pegar num design do passado, em vez de criar um novo smartphone, de raiz, por sua vez mais compacto, e por isso mesmo, potencialmente mais interessante.
Sim, o iPhone SE 2023 vai ser o regresso do iPhone Xr de 2018.
Apple não quer, ou não sabe, fazer um bom iPhone SE?
Portanto, a gama iPhone 14 já chegou ao mercado há algumas semanas, e pelos vistos está a fazer um sucesso interessante, especialmente se tivermos em conta o aumento de preço, e incerteza em vários mercados, especialmente o Europeu, onde a inflação é um problema real, sem uma solução aparente.
Mas, com o desaparecimento do “mini”, a Apple tem de arranjar um aparelho mais barato, e bem mais apetecível que o SE do ano passado, para tentar ir buscar os consumidores menos endinheirados, que queiram entrar no ecossistema iOS. É aqui que entra o novo SE de 2023!
Agora com um design completamente renovado… Sim, renovado… Porque a base do design vai ser a mesma do velho iPhone Xr.
Desta forma, vamos finalmente dizer olá a um SE dentro da filosofia de design dos aparelhos mais modernos da Apple, com a notch, e claro, o Face ID. No entanto… Assumo que fico com um sabor amargo na boca. Porque ao adotar o design do Xr, a Apple vai novamente abraçar todos os defeitos desse telemóvel, 5 anos após o seu lançamento original.
Ou seja, é muito provável que além das sempre interessantes mudanças internas, onde vamos poder encontrar um SoC mais poderoso, mais memória RAM, e pelos vistos, um sensor de impressão digital lateral… Tudo o resto seja o mesmo!
Ou seja, um ecrã IPS LCD em vez de OLED, o que por sua vez também significa margens exageradas para o ano de 2023. Além disto, para tentar baixar o preço ao máximo, é possível que seja baseado numa construção baseada em plástico. E para irritar ainda mais, apenas uma câmera na traseira do aparelho.
Tudo isto levanta uma questão! O iPhone SE, apesar de ser a alternativa amiga da carteira da Apple, nunca foi, especialmente em Portugal, um smartphone barato. Por isso… Será que faz sentido dar 500~600€ por um smartphone tão limitado face à restante gama?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!