Apple Intelligence é “amiga” do phishing e pode lançar o caos!

O Apple Intelligence é indiscutivelmente o destaque mais significativo do iOS 18, incorporando funções de IA nativas no sistema operativo. Embora a tecnologia provavelmente não seja lançada publicamente até outubro, a empresa já deu a quem está na versão beta do iOS 18.1 uma visão inicial. Uma das suas vantagens são os resumos de IA na aplicação Mail. Através desta funcionalidade da Apple Intelligence, os utilizadores podem poupar tempo, determinar a importância dos e-mails rapidamente, mas também tudo pode correr mal por causa do phishing.

Apple Intelligence é “amiga” do phishing e pode lançar o caos!

Pelo menos, por enquanto, o sistema de inteligência artificial da Apple não consegue distinguir entre e-mails de phishing e legítimos. De acordo com vários utilizadores do Reddit, o filtro alimentado por IA está a marcar e-mails fraudulentos como uma prioridade. Isso sugere que a tecnologia categoriza os e-mails com base apenas nos seus textos, desconsiderando os endereços dos remetentes e outros sinais relevantes.

Apple Intelligence é “amiga” do phishing e pode lançar o caos!

O problema do phishing sempre existiu no Apple Mail, uma vez que a sua detecção automática de lixo eletrónico nem sempre funciona eficazmente. No entanto, o Apple Intelligence piora significativamente o problema. É que não só deixa os e-mails de phishing na caixa de entrada, mas também destaca-os como prioritários. Consequentemente, os utilizadores comuns e desprevenidos podem apressar-se a agir e serem vítimas destas fraudes.

Sabemos que o Apple Intelligence chega ao público como um produto beta e que esse comportamento ocorre na primeira versão beta para programadores do sistema operativo. Portanto, embora os erros sejam certamente esperados, importa esclarecer falhas deste calibre. Se não se resolverem quando o iOS 18.1 chegar a todos os utilizadores, as consequências podem ser catastróficas.

O Apple Mail já pode identificar endereços de e-mail verificados de determinadas empresas. Talvez se possa incorporar este fator nos filtros de IA para determinar se os utilizadores realmente têm de dar atenção a alguma coisa ou se alguém os está a tentar enganar.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também