A Apple está a preparar-se para revelar um novo sistema de IA no iPhone, iPad e Mac na próxima semana, na WWDC 2024. Dito isto, vai chamar-se Apple Intelligence, de acordo com uma informação da Bloomberg. Para além de fornecer novas funcionalidades “beta” de IA nas plataformas e aplicações da Apple, irá alegadamente oferecer acesso a um novo chatbot do tipo ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI.
Apple Intelligence: a revolução que vai chegar ao iPhone e Mac!
A Apple não se concentrará em funcionalidades de IA como a geração de imagens ou vídeos. Assim o objetivo será adicionar resumos com IA, sugestões de respostas e uma revisão da IA para a Siri. Isto poderá dar mais controlo sobre as aplicações. Tudo ao mesmo tempo que procura aplicações com “grande apelo”.
De acordo com a Bloomberg, a Apple vai utilizar a sua “própria tecnologia e ferramentas da OpenAI”. Isto para potenciar as suas novas funcionalidades de IA. A empresa irá utilizar um algoritmo para determinar se pode processar uma determinada tarefa no dispositivo ou se terá de enviar a consulta para um servidor na cloud. Relatos anteriores apontaram como a Apple se poderia concentrar no uso de seus próprios chips M2 em centros de dados. Isto com o objetivo de dizer que os dados processados remotamente são tão seguros quanto seriam no dispositivo.
Para responder a outras potenciais preocupações de segurança, a Bloomberg diz que a Apple não vai criar perfis com base nos dados dos utilizadores.
Para além disso também vai criar relatórios para mostrar que as suas informações não estão a ser vendidas ou lidas.
Lembro que a Microsoft revelou recentemente planos para os PCs Copilot Plus com IA, incluindo capturas de ecrã armazenadas localmente para a funcionalidade Recall pesquisável, mas tem sofrido uma reação significativa, com um investigador a considerar a funcionalidade um “desastre” para a segurança.
Segundo a Bloomberg, os utilizadores de iPad ou Mac necessitarão de dispositivos equipados com um chip M1 ou posterior. Já os requisitos para dispositivos móveis poderão ficar limitados a um iPhone 15 Pro ou a um dos dispositivos iPhone 16 que serão lançados no outono. Segundo a Bloomberg, a Apple não vai obrigar os utilizadores a utilizarem as novas funcionalidades de IA, mas sim a optarem por estas capacidades.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!