A Apple decidiu finalmente abandonar a Intel, depois de uma série de anos de rumores e ‘leaks’! Uma decisão que ainda assim chocou não só vários especialistas, como também muitos dos fãs do mundo Mac. No entanto, estes ‘leaks’ e rumores tinham mesmo uma razão de ser… É que a Apple já quer deixar a Intel para trás das costas desde 2016, tudo devido à queda da qualidade dos seus produtos.
Não é a primeira vez que ouvimos falar do facto da Apple não andar a achar muita piada aos problemas de produção da Intel, ou falta de evolução nos últimos anos, especialmente no campo do desempenho/eficiência.
Contudo, parece que a razão é muito mais simples que isto.
Apple abandonou a Intel devido à baixa qualidade dos produtos
Portanto, de acordo com a PC Gamer, que vai buscar algumas informações a declarações do antigo líder da equipa de engenharia da Intel (François Piednoël), os problemas da Apple com a Intel começaram logo no início do reinado do processo de 14nm, ou seja, quando a arquitetura ‘Skylake’ chegou ao mercado. Ora leia:
“O controlo de qualidade da arquitetura Skylake era mais do que um problema. Era mesmo anormalmente má. Estavamos constantemente a ter problemas com os produtos baseados na tecnologia. E claro, a Apple era um dos clientes que mais reclamava. As coisas correram mesmo muito mal. Quando um dos principais clientes começa a encontrar mais problemas do que nós, o caminho à nossa frente não vai seguramente ficar mais fácil.”
Em suma, foi aqui que a liderança da Apple decidiu começar a experimentar algo diferente, para fugir à arquitetura x86 e produtos Intel. Os engenheiro da Apple reuniram-se e chegaram à conclusão que “bem… Provavelmente vamos mesmo ter de fazer isto”.
Por isso, a mudança iria sempre acontecer devido ao que aconteceu em 2015/2016. No entanto, é seguro dizer que o monte de vulnerabilidades descobertas em 2019 também não ajudou à festa e seguramente aumentou o ritmo de desenvolvimento nos laboratórios da Apple.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!