Por muito que goste (e gosto!) dos computadores MacBook da Apple, não posso, nunca, recomendar a compra de um MacBook ‘base’, porque… Chegam às suas mãos com apenas 8GB de memória RAM.
Ou melhor, são computadores demasiado caros para oferecer este tipo de quantidade de memória em 2024.
Ainda assim, apesar do facto de tudo isso ser fácil de perceber, tanto para o consumidor casual, é preciso perceber o que aconteceu para a Apple continuar a apostar nos velhos 8GB. Isto quando o resto do mundo dos portáteis já anda a olhar para os 24GB ou 32GB como “padrão”.
Apple está presa aos 8GB de RAM. Porquê!?
Portanto, a Apple continua a argumentar que 8GB de memória RAM é mais do que o suficiente para as versões base dos seus computadores Mac e MacBook. No entanto, os consumidores já começam a mostrar alguma irritação pela estagnação, em modelos que não são de todo “baratos”.
Sim, a Apple afirma que os seus 8GB de memória RAM são equivalentes aos 16GB de outras fabricantes.
O que não é verdade, mas até tem alguma base de argumentação, visto que a Apple tem um sistema operativo muito mais eficiente no macOS, ao ser desenvolvido para uma mão cheia de computadores, isto enquanto as suas rivais têm de lidar com o Windows, que é feito a pensar para autênticos milhares de misturas diferentes de componentes.
Sim, a Apple é capaz de fazer uma omelete com menos ovos, mas, como em qualquer omelete, são necessários ovos, e quanto maior for a fome (necessidade computacional), mais ovos são necessários!
O MacBook, até as versões “mais baratas”, deixaram de ser apelativas para as carteiras dos consumidores há vários anos. Pagar para ter algo bom… Ok! Pagar para ter algo parado no tempo? Inaceitável.
Pois bem, parece que o ciclo de atualização de memória teve um STOP quando Tim Cook pegou nos comandos da gigante Norte-Americana.
Ora olhe para os gráficos que mostram a evolução dos computadores Mac de 1984 para a frente. Bem como os gráficos que mostram a evolução dos restantes mercados. Isto é curioso, porque antes de Tim Cook, a quantidade de memória RAM era atualizada de 2 em 2 anos. Desde que Tim Cook chegou à empresa, a quantidade foi atualizada apenas uma vez.
Claro que isto também se deve ao facto de o mercado ter ficado estagnado durante alguns anos, com os 8GB a serem o “mínimo”, enquanto os 16GB chegavam para “tudo”.
Mas os tempos mudaram, e menos de 16GB é hoje em dia um autêntico tiro no pé,
Fica até a ideia de que os modelos base do MacBook servem apenas como uma ferramenta de marketing. Ou melhor, apenas e só para empurrar os consumidores para a versão seguinte, com 18GB de memória disponível.
Dito isto, a Apple anda a oferecer versões base com 8GB de memória em todos os seus computadores desde 2012. Está na altura de mudar! Ao mesmo tempo, também está na altura de deixar de pedir quantidades exorbitantes de dinheiro para aumentar a capacidade de memória. 200€ por mais 8GB? Está tudo louco?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!