A Apple sempre gostou de estar no seu lado da barricada, a apostar no seu próprio ecossistema, sem se preocupar muito com aquilo que as rivais poderiam ou não fazer. Mas, numa altura em que a Apple já vende mais que qualquer outra rival, e consegue fazê-lo ao produzir apenas produtos de gama “alta”, bem… Os objetivos têm de ser outros!
É exatamente por isso que os rumores à volta do iPhone SE 4 com um design completamente renovado aumentaram de tom nas últimas semanas, ouvimos falar de um Apple Watch pensado para smartphones Android no final do ano passado, e como se tudo isto não fosse suficiente, temos também alguns rumores a apontar para AirPods pensados para o iPhone, mas também para smartphones Android.
A Apple está a abrir o ecossistema aos poucos! Porém, a estratégia não é apenas vender mais produtos, é mesmo raptar os consumidores do mundo Android.
Apple: Dominar já não chega, a empresa quer mais no mobile!
Portanto, apesar de tudo isto acabar por ser uma opinião discutível, eu acredito que a Apple quer disponibilizar alguns dos seus produtos, nomeadamente os de gama baixa, ao ecossistema Android, para começar a “roubar” clientes ao ecossistema rival.
Claro que também serve para aumentar o volume de vendas, e assim ganhar mais alguns trocos. Ainda assim, acreidot que a realidade passa mais pelo facto de a Apple precisar de ir buscar novos clientes, e isso significa ter de atacar o ecossistema Android.
É exatamente por isso que temos visto tantos rumores estranhos, e claro, uma grande aposta num iPhone que vai ser bastante mais focado na gama média, e não na gama alta. Tudo apostas para a segunda metade de 2024, e início de 2025.
De forma muito resumida, a Apple quer começar a abrir as portas aos consumidores que optam por um smartphone Android, porque não têm dinheiro para um iPhone. Por isso, vai começar a aliciar com wearables, e mais tarde, com um iPhone SE 4 mais barato, mas nem por isso menos apelativo.
É uma estratégia muito menos Apple se tivermos em conta o passado recente e presente da empresa, mas que faz todo o sentido numa estratégia a médio-longo prazo. Afinal de contas, o iPhone é o produto mais importante para a Apple!
Como tal, faz todo o sentido apostar no iPhone antes que todas as outras apostas dêem frutos… Como é o exemplo do Apple Vision Pro.
Antes de mais nada, acha que tenho razão, ou a Apple nunca vai abrir as portas ao ecossistema Android, seja por que razão for? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!