Como deve saber, a União Europeia está a mudar as regras do jogo, para não só tornar a tecnologia mais amiga dos utilizadores, como também para melhorar o nível de sustentabilidade no lado da produção.
Afinal, hoje em dia é completamente normal ver consumidores a mudar de smartphone não porque o nível de performance deixou de ser satisfatório, mas sim porque a bateria começou a dar de si.
Dito isto, como é caro, e até um pouco chato mudar a bateria de um smartphone, porque implica ir a um centro de reparação, e ficar sem o smartphone durante algumas horas ou até alguns dias. A grande maioria dos consumidores prefere quase sempre comprar um aparelho novo. Este paradigma, apesar de ser incrível para as vendas das fabricantes, não é obviamente bom para a sustentabilidade e carteira dos consumidores.
Sendo por isso que existem algumas novas regras a cumprir. Porém, a Apple não concorda com as novas regras, e até já tem justificações para tal.
Apple diz que baterias removíveis são um ponto de falha
Portanto, a Apple afirma que as baterias removíveis acrescentam um ponto de falha perigoso para o design dos smartphones modernos. Aliás, John Ternus, vice-presidente sénio de engenharia de hardware da Apple afirma que isto até pode dar origem a um conflito entre a durabilidade e a possibilidade de reparação.
É exatamente por isso que a Apple pretende cumprir as novas regras, ao mesmo tempo que tenta descobrir soluções para tornar os pontos mais fracos dos seus aparelhos, em pontos fortes. Ou seja, é preciso perceber que peças realmente falham mais vezes, para as tornar mais robustas. No campo da bateria, torná-la removível faz com que o corpo do aparelho seja menos forte, e por isso mais suscetível a quebra. Além disso, também tem impacto nas certificações de resistência a água e pó. É um equilíbrio!
Porém, no lado do iPhone, é expectável que a Apple cumpre as regras com especial atenção às exceções. Ou seja, uma bateria pode continuar ‘fixa’, desde que a fabricante use as tecnologias mais poderosas, capazes de garantir uma maior longevidade deste componente. Ou seja, a Apple pode continuar a utilizar o mesmo design, se as suas baterias começarem a durar mais tempo, durante mais anos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!