A Apple foi condenada a pagar 13 mil milhões de euros à Irlanda, no processo que acusa a empresa de se ter aproveitado de um acordo ilegal de baixa taxa de imposto.
A Apple pagou a primeira parcela da quantia total de 13 mil milhões de euros que a União Europeia exige que a Apple pague à Irlanda. Embora a Irlanda e a Apple se oponham à decisão em tribunal, a UE acredita que a Apple se aproveitou de um acordo ilegal de baixa taxa de imposto.
Este primeiro pagamento de 1,5 mil milhões de euros será depositado numa conta que mantém o dinheiro até que uma decisão judicial final seja alcançada.
No suposto cronograma de pagamento da Apple está previsto que a empresa deverá pagar o total dos 13 mil milhões de euros numa conta até setembro deste ano.
Este processo já se arrasta a algum tempo, até porque este valor já devia ser pago na totalidade até à primavera do ano passado. No entanto, atrasos administrativos empurraram o cronograma para este momento. Também não se esperava que a empresa não desse luta, se formos a ver bem, este é a maior soma a ser coletada num caso de impostos.
Anos até tudo se resolver
A Apple vai depositar numa conta, mas este valor não vai poder ser levantado até a decisão judicial final estar consumada em relação aos pagamentos de impostos. Algo que vai levar anos até esta decisão estar definida. A empresa ainda deverá fazer várias apelações para reduzir a pena.
A Apple disse que a decisão da UE é um “equívoco sobre como as corporações operam”.
Relembrar que a empresa de Cupertino recentemente desistiu de um plano para construir um centro de dados na Irlanda. Ainda comunicou que esta decisão não estava relacionada com a situação fiscal. A razão para cancelar o data center foi devido a objeções de alguns grupos ambientais, que estavam a impedir o projeto de começar.
Pode interessar:
Microsoft rivaliza iPads com Tablets Surface mais baratos!
Samsung pode lançar Galaxy Note 9 e S10 antes do previsto!
Samsung Galaxy S9 com vendas demasiado lentas na Coreia!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!