Como dissemos ontem, o mercado Chinês é de facto importantíssimo para toda e qualquer fabricante de smartphones à face da terra, sendo exatamente por isso que muitas delas lançam primeiramente na China, e só depois nas restantes regiões do globo.
- Nota: Além do facto de muitas fabricantes terem origem Chinesa, a grande maioria dos componentes são feitos na China, ou territórios próximos. Além disso, por sua vez, os smartphones são também montados e enviados a partir das inúmeras fábricas Chinesas. Isto resulta em custos mais baixos, e por isso mesmo, em smartphones mais baratos.
Ou seja, é muito mais fácil, e muito mais barato, inundar o mercado Asiático de smartphones, comparativamente ao mercado Europeu ou Norte-Americano. Além disso, a China tem 1.4 mil milhões de potenciais consumidores, isto enquanto a Europa tem “apenas” 700 milhões.
Por isso, devido ao volume de negócio quase absurdo que a China representa, a Apple decidiu lançar uma campanha promocional em toda a sua gama de produtos. Os descontos podem ir até aos 100€! Um esforço que deverá servir para a Apple apresentar resultados um pouco mais interessantes no seu próximo relatório de contas.
Mas… A Huawei, que também está muito interessada no topo do mercado Chinês, decidiu fazer algo de muito similar para tentar rivalizar com a Apple. É uma guerra de descontos!
Apple com descontos? Huawei não gostou… Por isso fez igual!
Portanto, caso não saiba, apesar do facto de a Huawei ter quase desaparecido do mercado de smartphones Global, a realidade é que uma das fabricantes com melhores números no mercado Chinês (onde não existe Google).
Aliás, no mundo dos smartphones Premium, a Huawei tem 52% da quota de mercado, enquanto a Apple fica pelos 33%.
- Nota: Mercado Premium significa smartphones acima dos 600€
Dito tudo isto, a Huawei decidiu tirar alguma inspiração ao esforço da Apple, e como tal, está a oferecer descontos até 20%. Isto em smartphones como o Huawei Pura 70 Ultra, Huawei Mate X5, ou até os mais recentes Mate 70.
Um golpe que se poderá revelar duro para a Apple, visto que apesar de historicamente sempre ter tido sucesso na região, a verdade é que os consumidores Chineses estão cada vez mais a ignorar produtos Norte-Americanos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!