Ainda te lembras do décimo aniversário do iPhone? Foi nessa altura que demos as boas vindas ao iPhone X, um smartphone que voltou a catapultar a Apple para o domínio do mercado, e de facto, foi um aparelho capaz de moldar todo o mercado à sua imagem. Caso não se lembre, foi aqui que a Apple matou o botão Home e lançou o Face ID no famoso “notch”. Pois bem, o modelo de 2027 pode ser ainda mais radical.
Apple quer celebrar 20 anos do iPhone com um modelo… Especial!
Segundo Mark Gurman (Bloomberg), a Apple está a preparar um iPhone completamente diferente daquilo a que está habituado para celebrar os 20 anos do seu smartphone,e de facto, produto mais importante. A ideia? Um iPhone em que o ecrã ocupa tudo! Sem buracos, ilhas, recortes ou qualquer interrupção visual. Só vidro. Uma frente limpa e futurista.
É desta que vamos ter um iPhone verdadeiramente “all-screen”?
Nos bastidores, já se fala há anos sobre a integração de todos os sensores por baixo do ecrã. Aliás, isto é algo que já acontece em alguns smartphones Android, porém sem grande sucesso.
Dito tudo, as coisas complicam no lado do iPhone, visto que primeiro temos o Face ID, e depois a câmara frontal. Mas, segundo o analista Ross Young, as coisas podem finalmente começar a mudar em 2026 com o iPhone 18 Pro. Ou seja, Apple começaria por esconder os sensores do Face ID, e deixaria apenas a câmara num recorte minúsculo.
Em 2027? Tudo vai para debaixo do ecrã. A câmara, os sensores, o Face ID… tudo. Finalmente.
Sim, é em 2027 que o iPhone já chega aos 20 anos de idade!
A tecnologia já está a ser testada… até em dobráveis!
Mas… não vai ser fácil!
A grande dor de cabeça está no Face ID, e claro, na qualidade da câmara frontal. São problemas graves e complicados de ultrapassar. Sendo exatamente por isso que não são muitas as fabricantes que escolhem apostar neste tipo de tecnologia nos dias que correm.