Se utiliza o FaceTime, terá de aguardar até à próxima semana, para utilizar a Chamada de Grupo. Visto que, a “promessa” feita pela Apple, de lançar uma atualização de segurança para corrigir o bug até o fim desta semana, veio agora cair por terra.
Curiosamente, não é de forma alguma “normal” para a Apple, afirmar que esteve de certa forma “mal” nesta situação. Contudo, numa recente atualização a mesma informou, ter sido reportada da falha de segurança do Group FaceTime, alguns dias antes de ter tomado uma ação…
De forma habitual a Apple, pediu desculpas a todos os utilizadores afetados por este problema. Afirmando ainda, estar decidida a obter de novo toda a confiança dos seus utilizadores!
Aliás, em um comunicado a Apple informa estar “comprometida a melhorar”, a forma como lida com os relatórios de bugs no futuro. Agradecendo a toda a família do primeiro rapaz que relatou este problema.
Apple desativou o FaceTime em grupo após falha de segurança!
Ainda não acabou o mês de Janeiro e já temos notícia de uma nova falha de segurança… Desta vez vinda da Apple.
Assim, se utiliza o Group FaceTime, saiba que de momento, este se encontra temporariamente desativado, devido a uma falha grave de segurança.
Ora bem, a falha de segurança encontrada no FaceTime, é a capacidade da pessoa que inicia a chamada poder ouvir o outro lado, mesmo que a outra pessoa não atenda. E isto, acontece tanto no sistema operativo iOS, como no macOS.
Esta falha de segurança acontece, se na chamada forem adicionadas mais pessoas, sem que o destinatário atenda. O que, não só leva o FaceTime a pensar que se trata de uma chamada ativa, como também força o microfone da outra pessoa a transmitir o áudio.
Após esta descoberta, a Apple já tratou de desativar o Group FaceTime do lado do servidor.
Contudo alguns ainda são capazes de reproduzir esta falha de segurança! O que nos leva a entender que a Apple, ainda não corrigiu todos os problemas.
Tendo isto em conta, sairá uma atualização para os utilizadores até ao final da semana… Contudo, é recomendado que desative o FaceTime, não só nos equipamentos iOS como nos macOS!
Face a tudo isto, Andrew Cuomo, governador de Nova York, emitiu um alerta sob o bug na segurança do FaceTime:
- “O bug encontrado no FaceTime é uma violação flagrante à privacidade, que coloca os nova-iorquinos em risco”
Afinal de contas, a falha de segurança parece já existir, pelo menos há 3 meses.
O FaceTime Group, foi lançado a 30 de outubro do ano passado, juntamente com o iOS 12.1. Já nessa altura, foi encontrado uma grande falha de segurança. Falha esta, que permitia o desbloqueio do seu equipamento.
Como já é de esperar, a Apple já está a trabalhar numa forma rápida de tentar minimizar este problema.
Em suma, parece que cada vez mais os utilizadores se encontram atentos a este tipo de falhas. Resta agora esperar para saber à quanto tempo o bug já existe, quantas pessoas foram afetadas, e quanto tempo levará a ser corrigido.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!