Por vezes as aplicações têm comportamentos que não esperamos. Dito isto, sempre que uma aplicação é instalada nos nossos smartphones, quer seja iOS ou Android, passa a ter acesso a diversas coisas. Umas são normais e necessárias, outras nem por isso. Sobretudo quando o utilizador não tem ideia do que se está a passar. Ora a Apple, através de um novo patch de segurança aplicado no iOS 14, conseguiu perceber o número de aplicações que conseguem ler os conteúdos que estão nas área de transferência e aqui pode estar muita coisa. Quem está envolvido nessa prática é a plataforma de partilha de vÃdeos TikTok que acede a esses dados dos utilizadores.
Apple apanhou o TikTok a fazer maldades aos utilizadores
Isto não é propriamente uma novidade no que diz respeito a esta app. É que esta plataforma de partilha de vÃdeos já tinha sido apanhada em Março a fazer isto. No entanto, nessa altura, o TikTok disse ao jornal Telegraph que esta prática iria acabar dentro de algumas semanas. Aparentemente, isto não aconteceu já que o iOS 14 alerta os utilizadores quando uma aplicação tenta aceder à area de transferência e o TikTok estava na lista. Outras que fazem o mesmo são a Overstock, Accuweather, AliExpress, Patreon e Call of Duty Mobile.
Um porta-voz do TikTok esclareceu que isto deve-se a uma funcionalidade que permite identificar determinados componentes com o objetivo de evitar spam. Entretanto revelou também que já foi enviada uma atualização para a App Store que resolve isto. No entanto, no caso do Android não se sabe quando é que este problema estará resolvido.
Numa altura em que o YouTube quer roubar uma fatia do TikTok, é bom que esta rede se mantenha afastada de polémicas.
É que a plataforma de vÃdeos da Google decidiu implementar uma nova funcionalidade para permitir o upload de pequenos vÃdeos até 15 segundos.
O objetivo por agora é chegar aos utilizadores do iOS e Android! Ou seja, o mundo mobile. No entanto, lá pelo YouTube querer tentar entrar neste mercado, não quer dizer que vá ter sucesso. Os utilizadores costumam ser teimosos nestas coisas, preferindo ter as funcionalidades separadas por aplicações, especialmente quando estas apps (como o TikTok) já têm uma autêntica legião de fãs.
Pode ler mais sobre isto aqui.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!