Desde a mudança de processor que os Macs estão agora mais potentes do que nunca. Mas embora a probabilidade de o Mac ficar lento seja baixa, existe sempre a possibilidade de uma aplicação querer consumir demasiados recursos. Por vezes, aplicações como as Mensagens ou o Chrome deparam-se com erros que fazem com que solicitem demasiada energia, o que pode fazer com que o seu Mac fique lento. Foi exatamente por esse motivo que nasceu a App Tamer. É uma aplicação que permite limitar as funções do processador que qualquer aplicação pode usar. No entanto, infelizmente a app não é grátis. Seja como for é acessível. O mais importante é que a App Tamer não deixa o Mac ficar lento.
App Tamer: esta aplicação não deixa o Mac ficar lento!
Uma vez instalad, a App Tamer, executa-se inteiramente a partir da barra de menus. Pode clicar no ícone da barra de menus em qualquer altura para ver uma lista de todas as aplicações atualmente em execução e a quantidade de energia que estão a consumir. Pode utilizar a barra de pesquisa para localizar as aplicações problemáticas ou percorrer uma lista de todas as aplicações em execução para ver quais as que precisa de travar.
Quando encontrar uma aplicação que esteja a utilizar demasiados recursos do sistema, clique na mesma e selecione Abrandar esta aplicação se utilizar mais do que:. O cursor abaixo desta opção permite-lhe definir um valor percentual, que é a percentagem de recursos da CPU que pode utilizar. Para aplicações mínimas, como as de gestão da barra de menus, pode definir este valor para 5% ou até menos.
Para a maioria das pessoas, é provável que os browsers estejam no topo da lista de consumo de recursos.
Neste caso, a App Tamer tem algumas opções extra. Depois de definir um limite de percentagem da CPU, verá mais duas opções abaixo. Estas são:
- Não parar ou abrandar quando o som está a ser reproduzido
- Só parar ou abrandar quando a aplicação estiver oculta
A primeira opção é excelente para evitar que o browser fique lento quando está a ver Netflix. A segunda permite-lhe restringir a utilização da CPU da aplicação apenas quando esta não está a ser utilizada ativamente. Com o controlo granular através destas opções, poderá garantir que a App Tamer não está a abrandar as suas aplicações sem motivo.
Esta aplicação também tem outra funcionalidade interessante. Tal como o MagicQuit, permite encerrar automaticamente aplicações que tenham estado inactivas durante algum tempo.
Mas há outras coisas importantes. Uma das melhores configurações avançadas da App Tamer permite que escolha quais os núcleos do CPU que uma app pode usar. As CPUs do Mac têm núcleos de desempenho e núcleos de eficiência. Assim pode usar isto para enviar aplicações que consomem muitos recursos para os núcleos de desempenho, enquanto as relativamente leves podem ser executadas exclusivamente usando os núcleos de eficiência para melhor bateria vida.
A aplicação está disponível para download aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!