Atenção: se instalou esta app para conversar está em perigo!

Existem aplicações para os mais variados fins. Umas para nos entreterem, outras para facilitarem a nossa vida e as que são obrigatórias para comunicarmos. No entanto, na maioria das vezes, é nestas mesmas aplicações que os perigos estão à espreita. Assim há uma ameaça muito perigosa chamada GravityRAT e que está de volta escondida dentro de uma app para conversar. É na prática mais uma app de comunicação encriptada ponto-a-ponto chamada SoSafe Chat e que pelas suas características várias pessoas estão a instalar!

Atenção: se instalou esta app para conversar está em perigo!

Começou por alguns países do outro lado do mundo e agora está a espalhar-se para todo o lado. Mas há outra questão. É que parece apontar sobretudo a forças especiais de segurança e altas patentes.

app para conversar

Em 2020 já tínhamos visto esta ameaça mas estava integrada numa app chamada Travel Mate Pro. No entanto com a pandemia as viagens começaram a diminuir. Afinal de contas tivemos o confinamento. Então, os criadores da ameaça tiveram de se focar em algo diferente.

A aplicação SoSafe Chat é promovida como uma das apps de mensagens mais seguras e tal como o WhatsApp diz que tem encriptação ponto-a-ponto. Neste momento o website da app continua a funcionar.

Como é que esta app está a chegar às pessoas?

Os utilizadores estão a começar a conhecer este chat através da publicidade que está a ser feita nas redes sociais como refere o site BleepingComputer. De facto, o Facebook e o Instagram estão a ser os principais veículos de distribuição.

Assim que esta aplicação se instala no dispositivo da vítima solta-se o inferno. Assim ele consegue fazer várias ações maliciosas. Espiar o utilizador, inclusivamente todas as mensagens e fotografias. Para além disso consegue ler as informações do telefone, ver o registo de chamadas, gravar o som e muito mais.

É verdade que quando instalamos esta aplicação podemos estranhar algumas das permissões pedidas. A lista é enorme. No entanto isto acontece em muitas apps de conversação.

O que mudou em relação à primeira versão da ameaça?

Muita coisa. Comparativamente à versão de 2020, agora já consegue gravar áudio e consegue seguir a localização da pessoa. Ou seja, isto significa que o GravityRAT está em desenvolvimento e vai acabar por surgir em muito mais aplicações.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também