Já tinha sido dado como morto. No entanto ainda há muitos utilizadores que mantêm os seus Windows Phone. Agora, este sistema operativo vai ficar ainda mais sozinho. É que a famÃlia de aplicações do Facebook que inclui o Messenger, o Instagram e a própria app do Facebook, anunciaram o fim do suporte para estes dispositivos a partir de 30 de abril.
É mais uma desistência do universo Windows Phone
Em Outubro, assinala-se nove anos desde o lançamento inicial do Windows Mobile. Foi um sistema operativo interessante e cheguei a utilizar. No entanto, nunca desafiou o Android e o iOS. Em 2016 a Microsoft revelou que a plataforma tinha uma quota de mercado a rondar os 2%. Isto foi a indicação clara que este sistema operativo já não iria ser um foco da empresa. Na prática foi o começo do fim.
Depois de confirmado o fim em 2017, as atualizações de software e segurança foram acabaram em dezembro do ano passado.
De facto, muitas aplicações têm vindo a deixar de suportar o sistema operativo da Microsoft para dispositivos móveis. Esta informação foi enviada pelas próprias apps para os utilizadores.
Entretanto, a Microsoft também confirmou que o Facebook e o Messenger, que são as aplicações ainda mais populares desta plataforma, serão removidos da Microsoft Store, também a 30 de Abril.
No entanto, isto não significa o fim do acesso para quem ainda tem um Windows Phone.
É que os utilizadores vão poder continuar a aceder, tanto ao Facebook, como ao Instagram, através do browser.
Desde o mês passado, este sistema tem menos de 0,3% do mercado mundial de sistemas operativos móveis.
Resta agora saber quem impacto esta novidade terá nas pessoas que ainda utilizam este sistema operativo.
É sempre triste testemunharmos o fim de um sistema operativo, especialmente deste que até estava bem desenhado. Embora não seja propriamente fã do sistema operativo Windows reconheço as mais valias e gostei sinceramente desta versão para dispositivos móveis.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!