App da OnePlus deixava escapar dados de utilizadores!

A OnePlus é bem conhecida pela relação qualidade/preço que coloca nos seus smartphones. É verdade que já não são assim tão baratos. No entanto, levamos para casa um conjunto muito interessante de especificações e software. No entanto, por vezes, no melhor pano cai a nódoa. Dito isto, a OnePlus está a braços com a segurança dos dados dos utilizadores. De acordo com um notícia recente do 9to5Google, a aplicação “Shot on OnePlus” supostamente revelou dados importantes dos utilizadores da OnePlus, incluindo e-mails associados a envios de fotos.

App da OnePlus deixava escapar dados de utilizadores!

A API utiliza pela aplicação para transferir dados de dispositivo para o servidor não possui nenhuma autenticação ou encriptação a pensar na segurança. Dito isto, a API transfere todos os dados entre o dispositivo do utilizador e o servidor. A chave não encriptada é necessária para aceder ao endereço de e-mail do utilizadores. É importante assinalarmos isto. A OnePlus foi informada da falha em maio. Agora já foi resolvida graças a uma atualização que foi recentemente lançada.

da OnePlus

Os utilizadores podem aceder facilmente à aplicação Shot on OnePlus nos seus smartphones. Ela permite que o utilizador mude o papel de parede automaticamente. Para além disso possibilita que as fotografias capturadas pelo smartphone da OnePlus sejam enviadas para o fabricante juntamente com o endereço de email. Dito isto, se a foto for seleccionada, será tornada pública e aplicada automaticamente a todos os dispositivos através da App.

Segundo as informações que circulam na Internet, ainda não se sabe há quanto tempo este problema estava presente. Eventualmente, já dura há vários anos.

As questões de segurança são sempre uma dor de cabeça para os fabricantes. Por vezes quando se desenvolve um sistema ou uma API, existem coisas que passam despercebidas. No entanto, alguns anos mais tarde descobrem-se estas falhas que podem ser prejudiciais para muitos utilizadores.

O que importa agora é que tudo já está resolvido e aparentemente não ocorreram danos maiores.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também