Quando se diz que não existe produção para o nível de exigência do mercado no lado da Inteligência Artificial, não estamos mesmo a exagerar. A NVIDIA mudou completamente o seu foco para as suas GPUs H100 (IA), e ao que tudo indica, só no segundo trimestre de 2023, a gigante das placas gráficas enviou 900 toneladas de placas H100.
Sim, leu bem… 900 toneladas só em placas gráficas para computação IA.
Aposta no IA é incrível! NVIDIA tem 900 toneladas de material!
O mercado de placas gráficas gaming está basicamente parado, por isso, a NVIDIA focou a grande maioria da força de produção contratada à TSMC para produzir aquilo que realmente está a fazer sucesso. Ou seja, a sua placa gráfica H100, que caso não saiba, está a dominar mercado.
Quantas placas gráficas isto significa? Bem, ver toneladas em vez de unidades vendidas é estranho. Mas é muito provável que a fonte da notícia tenha recebido os seus dados através de uma empresa de transporte. Dito isto, cada H100 pesa mais ou menos 3KG (com caixa e afins). Isto significa que a NVIDIA vendeu cerca de 300 mil placas H100 em apenas 6 meses.
300 mil parece um número banal? Bem, é preciso ter em conta que a H100 é uma placa gráfica especializada, e por isso, significativamente mais cara que até a RTX 4090 da NVIDIA. Quanto? Cerca de 30 mil euros por unidade. Agora faça as contas, e perceba o porquê de a NVIDIA não estar muito preocupada com os jogadores, e claro, perceba também o porquê de a AMD também querer focar-se a 100% neste mercado, deixando as placas gráficas para PC de lado.
Antes de mais nada, partilhe connosco o que pensa sobre tudo isto? Números incríveis, ou esperados? Temos ainda de salientar que a TSMC já avisou que toda esta loucura resultou num aumento de procura sem precedentes, e como tal, a produção só vai ser capaz de responder à procura dentro de 1 ano e meio. Outra crise?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!