Aposta na IA vai ser cada vez maior. É preciso concorrência!

Caso ainda não tenha percebido, a Inteligência Artificial é mesmo o próximo passo do mundo tecnológico. Sim, é verdade que andamos a ouvir falar da IA há anos, especialmente no mundo dos smartphones, em que as fotografias já têm apoio de IA há várias gerações.

Mas… Isto é uma besta completamente diferente! Tão diferente, que a exigência no lado do processamento aumento de forma absurda.

Sendo exatamente por aqui que a NVIDIA tem feito dinheiro a rodos. A NVIDIA é a principal fornecedora de aceleradores de processamento IA, utilizando grande parte das arquiteturas que servem de base às suas placas gráficas.

Esta é a principal razão pela qual a NVIDIA tem valorizado tanto nos mercados Internacionais. Todo o Boom de Inteligência Artificial tem passado pelo hardware que a NVIDIA tem à venda. Aliás, caso não saiba, um acelerador de última geração NVIDIA, que tem como base um GPU muito similar ao da RTX 4090, custa cerca de 3000€. Estes aceleradores estão a ser vendidos que nem pãezinhos quentes!

Pois bem, a Microsoft e OpenAI estão um pouco fartas de ter de olhar para a NVIDIA e para os seus preços exorbitantes. É por isso muito provável que ambas as empresas comecem a apostar nos designs de chips pensados para IA.

Aposta na IA vai ser cada vez maior. NVIDIA vai ter concorrência

Portanto, os centros de dados focados no IA estão a transformar-se numa autêntica mina de ouro para as fabricantes de chips, nomeadamente os chips com elevados níveis de performance no lado da Inteligência Artificial.

Dito isto, a NVIDIA é agora a rainha e senhora deste espaço, com a AMD a preparar-se para tomar uma posição bastante similar à da rival. Aliás, é esperado que a AMD nem lance uma nova geração de placas gráficas topo de gama, para focar toda a sua produção neste novo e lucrativo mercado. Mas, a NVIDIA e AMD não estão sozinhas! A Google também já apostou no design de chips, e ao que tudo indica, a OpenAI e Microsoft também não querem ter de depender apenas de uma fabricante, neste caso da NVIDIA.

Ou seja, enquanto a Google já anda a fazer algumas brincadeiras com chips Tensor em servidores que alimentam parte da performance dos seus smartphones Pixel, a OpenAI e Microsoft estão agora muito interessadas em começar a desenhar, e a produzir, os seus próprios chips para alimentar as suas próprias pretensões.

Aliás, ao que tudo indica, a Microsoft já está quase pronta a lançar o seu próprio chip IA, com o nome de código Athena.

Porquê esta ânsia para tirar a NVIDIA do poleiro?

Caso não saiba, a NVIDIA tem agora 70% da quota de mercado de IA. Uma posição que vale mais de 150 mil milhões de euros. Um valor que como deve imaginar, com uma aposta cada vez maior na tecnologia, apenas tem tendência para aumentar.

Dito isto, com as exigência a aumentar no lado do processamento, é preciso diversificar fornecedores e tecnologias. A NVIDIA não pode ter o domínio do mercado, caso contrário, é muito provável que o IA seja demasiado caro para implementar em tudo o que é aparelho móvel.

Porém, apesar da urgência que tudo isto significa, e de existir espaço para novas ofertas e inovações… Quaisquer desafios reais ao domínio do chip de IA da Nvidia ainda estão provavelmente a vários anos de distância.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também