O mundo das placas gráficas vai mudar nos próximos anos, com a NVIDIA e AMD a apostar forte e feio em arquiteturas Multi-Chip-Module. Ou seja, algo muito similar ao que a Intel está a fazer com a sua arquitetura Xe-HPC, em que vamos ter vários chips dentro do mesmo ‘pacote’.
Quando é que isto chega ao mercado? Está para breve! Mas não vai ser para já. Pelo menos não para nós, entusiastas e gamers. Primeiro está o mercado especializado.
- Windows 11: utilizadores revoltados com decisão da Microsoft!
- AMD vs Intel: É incrível como as coisas mudam!
Aposta da NVIDIA para o futuro está quase em produção
Portanto, a arquitetura Hopper vai ser a primeira por parte da NVIDIA a contar com um design MCM. É uma tecnologia que anda a ser teased há mais de 2 anos, mas que aparenta estar agora quase finalizada. Afinal de contas, segundo novos leaks, a primeira fase da produção vai começar dentro de muito em breve, tendo como base o processo de 5nm da TSMC.
Entretanto, o primeiro GPU Hopper vai contar com duas dies, cada uma delas com 288 microprocessadores stream. Um ‘pacote’ capaz de oferecer 3x mais performance relativamente à placa gráfica mais poderosa da NVIDIA atualmente no mercado, a Ampere NVIDIA A100. Este GPU deverá contar com o nome de H100, servindo apenas para o mercado de servidores e de centros de dados. O lançamento pode acontecer já na primeira metade do próximo ano.
Ou seja, é uma arquitetura que pode dar um ar de sua graça no mercado tradicional de consumo, na gama GeForce, algures em 2022 ou 2023.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Confia nesta nova estratégia de “dividir para conquistar”? Ou seja, de meter vários chips dentro do mesmo ‘pacote’? É este o futuro? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!