Aplicações Windows não nativas vão ficar cheias de IA!

O Windows 11 24H2 chega com funções adicionais baseados em IA executadas localmente em PCs Copilot+. Mas isso não significa que os programadores de aplicações serão deixados de fora. Dito isto, a Microsoft publicou um novo documento de suporte que explica o âmbito da IA em aplicações Windows não nativas.

Aplicações Windows não nativas vão ficar cheias de IA!

Os PCs Copilot+ são algo que estão na berra. Dito isto, eles dão seguimento aos planos da Microsoft para integrar a IA no Windows 11 que não se limita a respostas superficiais. Dito isto, os PCs Copilot+ podem processar tarefas de IA localmente devido à combinação de CPU, GPU e NPU, e a Microsoft quer que os programadores tirem proveito disso.

O documento começa por listar as noções básicas de integração de IA numa aplicação cliente Windows. Ele sugere o uso de um modelo de IA (local ou hospedado na nuvem) juntamente com uma estrutura de IA.

Vídeos no Windows 11, revisão do Windows 11, Microsoft Windows 11 Moment 5

Uma vez que os PCs Copilot+ incluem hardware potente, os programadores podem utilizá-lo para melhorar o desempenho das suas aplicações Windows. A Microsoft aponta de forma suave os PCs Copilot+ como uma melhor opção para as aplicações de IA funcionarem em pleno.

As aplicações básicas de IA podem utilizar o CPU, mas para modelos complexos, um PC com NPU é uma escolha adequada. Mas o que é que isso significa para os utilizadores finais?

Mais funcionalidades de IA nas aplicações

As aplicações nativas do Windows já têm funcionalidades de IA há algum tempo e isto vai acontecer nas de terceiros. Ou seja, o que significa são aplicações carregadas de inteligência artificial. Por exemplo, a app de fotografias já pode reestilizar imagens, o Paint pode gerar imagens e assim por diante.

Mas atenção aos cuidados com a privacidade e segurança dos dados. Assim a Microsoft incentiva os programadores a serem completamente abertos em relação aos dados que recolhem dos utilizadores. Nomeadamente à sua segurança e à sua utilização. Além disso, os utilizadores devem ter controlo sobre a recolha de dados.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados