É melhor utilizar as aplicações móveis ou as versões web?

Embora as aplicações móveis possam ser convenientes em muitos aspectos, as versões web continuam a ser muito úteis. De facto, para determinadas tarefas e plataformas, é muito melhor utilizar os sites do que instalar aplicações. Mas na realidade é melhor utilizar as aplicações móveis ou as versões web?

As versões web não ocupam espaço de armazenamento

Ao contrário das aplicações, que requerem instalação e ocupam um espaço precioso no seu smartphone ou tablet, os sites ou as versões web funcionam diretamente no seu browser sem utilizar qualquer armazenamento significativo. Não ocupam espaço permanentemente no seu dispositivo, permitindo-lhe aceder a vários serviços e conteúdos sem perder espaço.

Veja-se o caso da Amazon, por exemplo. A sua aplicação móvel está cheia de funcionalidades, mas ocupa cerca de 300 MB de armazenamento. Se só faz compras lá ocasionalmente, isso representa uma quantidade desnecessária de espaço no seu dispositivo. O site Web funciona praticamente da mesma forma através de qualquer browser sem utilizar qualquer armazenamento adicional.

A questão do armazenamento é ainda pior quando pensamos em todas as aplicações que instalámos ao longo do tempo. Um utilizador médio tem mais de 80 aplicações, mas não utiliza cerca de 62% das mesmas todos os meses. Mesmo que cada aplicação ocupasse só 50 MB, isso significaria 3-4,5 GB de armazenamento só para aplicações.

comprar um smartphone novo na Black Friday

As aplicações mais populares, como o Facebook, o Instagram e o Snapchat, ocupam normalmente 500 MB ou mais e guardam frequentemente dados no seu dispositivo, ocupando ainda mais espaço ao longo do tempo. A aplicação do Facebook, por exemplo, pode atingir vários gigabytes se não for gerida. Os sites, por outro lado, normalmente não guardam tanto espaço em cache e pode limpá-los facilmente quando necessário.

Uma experiência consistente em todos os dispositivos

A maioria dos sites atuais são responsivos e podem ajustar automaticamente a sua disposição e a interface do utilizador para se adaptarem a diferentes tamanhos e resoluções de ecrã, garantindo uma experiência sem problemas.

Esta consistência é especialmente útil nos dias que correm, uma vez que alternamos frequentemente entre diferentes dispositivos ao longo do dia.

Em contrapartida, as aplicações nativas têm frequentemente códigos separados para plataformas diferentes (como iOS e Android), pelo que, por vezes, existem ligeiras diferenças no seu aspeto e funcionamento.

Além disso, os sites evitam as constantes actualizações das aplicações.

Pode utilizar extensões com aplicações web

As extensões nem sempre recebem o crédito que merecem pelo quanto podem melhorar a sua experiência. Permitem-lhe personalizar e adicionar funcionalidades às aplicações Web de uma forma que as próprias aplicações móveis não conseguem.

microsoft edge para android recebeu extensões novas

Capturas de ecrã mais fáceis

Embora a maioria dos sistemas operativos móveis permita fazer capturas de ecrã muitas aplicações restringem-no por razões válidas, como direitos de autor ou privacidade. Por exemplo, a aplicação Netflix no seu telemóvel impede as capturas de ecrã durante os filmes – em vez disso, mostra apenas um ecrã preto. Do mesmo modo, muitas aplicações bancárias bloqueiam completamente as capturas de ecrã por motivos de segurança.

Embora existam formas de ultrapassar esta situação e tirar capturas de ecrã em aplicações que não o permitem, visitar esses mesmos serviços num browser permite frequentemente capturas de ecrã sem restrições, dando-lhe mais flexibilidade para capturar e partilhar informações.

As versões Web permitem modos de navegação anónima ou privada

Há várias razões para utilizar o modo de navegação anónima num browser Web. Quando fecha a sessão, todos os seus cookies, histórico de navegação e dados armazenados em cache são automaticamente apagados. Esta função é particularmente valiosa quando acedo a contas sensíveis que preferia que não constassem do meu histórico de navegação.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também