Se tem aplicações a falhar no seu computador com sistema operativo Windows e elas utilizam o DirectX então saiba que há uma razão muito provável para isso. Conforme revelado pela própria Microsoft, as apps estão a falhar devido a controladores Intel desatualizados. Isto acontece especialmente às pessoas que instalaram as atualizações cumulativas de novembro de 2022. Se está desesperado com esta situação não se preocupe porque há uma solução temporária.
Aplicações a falhar no Windows? Esta pode ser a causa!
Na prática quando queremos correr uma determinada aplicação surge o erro apphelp.dll (Biblioteca do Cliente de Compatibilidade de Aplicações). O grande culpado são os drivers Intel relacionados com a placa gráfica.
São muitos os sistemas Windows que sofrem com isto. Assim temos o Windows 11 22H2, Windows 10 22H2, Windows 11 21H2, Windows 10 21H2, Windows 10 20H2 e Windows 10 Enterprise LTSC 2019. No caso da versão para servidores temos o Windows Server 2022.
A Microsoft está a trabalhar numa correção para este problema recentemente reconhecido e irá fornecer uma atualização com uma próxima versão.
Uma correção temporária
Até que seja lançada uma atualização que aborde este problema, a Microsoft diz que os clientes afetados podem atualizar os controladores para a versão mais recente.
Se não conseguir descarregar uma atualização diretamente do fabricante do seu dispositivo, também pode verificar esta lista para instalar o controlador mais recente.
Apesar de alguns problemas serem complicados a Microsoft tem tentado resolvê-los com alguma brevidade. Há um ano também resolveu uma situação relacionada com o DirectX que dava origem a ecrãs azuis.
Entretanto no mês passado, a gigante de Redmond também corrigiu um bug que causava problemas com a aplicação Remote Desktop nos dispositivos com Windows 11. Para além disso partilhou também uma correção temporária para um problema que fazia com que o menu Iniciar do Windows ficasse sem responder. O mesmo com algumas aplicações que deixavam de ser lançadas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!