A Microsoft está menos exigente com a sua loja mas não de uma forma negativa. Isto porque está a deixar entrar aplicações que podem mexer com o sistema operativo a fundo, algo que seria impensável no mundo Apple. Curiosamente a nova entrada diz respeito a uma app que sempre causou grande animosidade com a Microsoft. Consegue adivinhar qual a aplicação inimiga para a Microsoft acaba de entrar na loja Microsoft Store?
Aplicação inimiga para a Microsoft entrou na Microsoft Store!
Se por acaso não adivinhou antes da chegada a este parágrafo falo do CCleaner. É sem dúvida uma app utilizada por muitas pessoas mas nunca foi vista com bons olhos pela Microsoft. De facto, em 2020 a Microsoft marcou o CCleaner como uma aplicação potencialmente indesejada!
A decisão deveu-se ao facto do instalador colocar mais coisas no sistema para além do CCleaner e isto é verdade. É certo que podíamos evitar a instalação desses brindes adicionais. No entanto teríamos de estar muito atento!
Isto tudo levou o CCleaner a ser apresentado como uma app que instalava malware nos PCs. Para além disso também houve alguns problemas de compatibilidade com o Windows 10. No entanto, neste momento, tudo isso já está resolvido.
De uma forma geral o CCleaner sempre foi uma boa aplicação. No entanto, chegou a uma altura em que o instalador começou a fazer mais do que devia e aí algumas pessoas afastaram-se. Se a última versão regressar às origens então talvez volte a ter o sucesso de outros tempos.
Seja como for aqui o que importa não é o que o CCleaner faz ou não. A grande questão é mesmo o facto da Microsoft permitir a entrada na loja.
Significa que está com a mente mais aberta para apps de terceiros, mesmo que elas possam ter acesso a muitas coisas do sistema operativo.