O upscale de imagens com IA é bastante útil se quiser pegar numa imagem de resolução inferior e torná-la em algo com mais qualidade. Se concorda com isto saiba que terá esta novidade integrada na próxima versão da aplicação Fotografias do Windows 11.
A Microsoft está a começar a testar uma atualização para a aplicação Fotografias no Windows 11 que chega com muitas funções de IA. Tudo com o objetivo de melhorar a produtividade. A atualização, atualmente disponível para Windows Insiders, chega com a super resolução para PCs Copilot + com Snapdragon, juntamente com suporte para reconhecimento ótico de caracteres (OCR) e outras melhorias.
No entanto e como referi anteriormente esta super resolução destina-se aos PCs Copilot+.
Tirando partido da Unidade de Processamento Neural (NPU) do dispositivo, esta funcionalidade alimentada por IA pode melhorar e aumentar as imagens até 8 vezes o seu tamanho original. Isto permite aos utilizadores melhorar fotografias de baixa qualidade, prepará-las para impressões ou ecrãs de grandes dimensões e recortar com precisão sem sacrificar a resolução.
Funciona de forma muito semelhante aos upscalers de IA baseados na Web que pode ter utilizado online, exceto que é processado localmente no seu computador. A funcionalidade de super-resolução está acessível diretamente no Editor de fotografias. Infelizmente, não está disponível para PCs não-Copilot+, uma vez que a funcionalidade utiliza a NPU integrada do portátil. Assim se tiver um PC normal, terá de continuar a utilizar as sempre fiáveis ferramentas online.
A Microsoft também integrou o reconhecimento ótico de caracteres (OCR) na aplicação Fotografias
Esta funcionalidade permite-lhe extrair facilmente texto de imagens, quer sejam documentos, notas ou capturas de ecrã. O motor de OCR suporta mais de 160 idiomas. Entretanto pode ser acedido através de um ícone dedicado no visualizador de imagens quando é detectado texto. A partir daí, pode copiar e colar texto de imagens para outras aplicações.
Para além destas duas grandes adições, a atualização também inclui várias melhorias ao nível da utilização. O suporte de clique único chegou à Galeria para uma navegação mais eficiente. Já a funcionalidade Zoom melhorou com o redimensionamento automático da imagem e uma melhor sincronização entre o seletor de zoom e o ecrã. Além disso, implementaram-se correções de erros nas funcionalidades Criador de imagens e Reestilizar imagens nos PCs Copilot+ para melhorar a qualidade geral.
A atualização está agora a chegar aos Insiders. Os utilizadores regulares do Windows 11 terão de esperar um pouco para que esta atualização seja lançada para todos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!