Apenas 10.4% dos smartphones Android têm a versão 9.0 Pie! – Verdade seja dita… A Google sempre teve problemas em levar a versão mais recente do seu sistema operativo, a todos os smartphones! Aliás, este é provavelmente um dos grandes pontos negativos do Android.
Afinal de contas, enquanto o iOS chega a todos os aparelhos compatíveis na hora em que é lançado. A versão mais recente do Android, é uma autêntica incógnita, a demorar por vezes, mais de um ano… Isto, se chegar!
Temos aqui uma diferença de adoção massiva! Enquanto 83,8% dos utilizadores do iPhone, estão no iOS 12. Apenas 10.4% dos utilizadores de smartphones Android, estão na versão Android 9 Pie
Claro que esta disparidade de resultados é expectável. Afinal, a Apple controla o Hardware e o Software, e por isso, pode lançar toda e qualquer atualização, atempadamente. (Com controlo absoluto, sobre tudo isto)
Entretanto, no caso do Android, temos dezenas (centenas?) de fabricantes, todas a utilizar componentes diferentes umas das outras… E como se isto não fosse suficiente, ainda têm de personalizar o Sistema Operativo, com a sua ‘Skin’ e funcionalidades ‘extra’.
Aliás, a maior fabricante de smartphones Android (Samsung), é conhecida por ser super lenta no lançamento de atualizações dos seus smartphones. E por vezes, os telemóveis acabam por nem receber a versão mais recente, por deixarem de ter suporte.
No entanto, 10.4% de adoção do Android Pie, até é uma subida!
Curiosamente, o Android Pie, até se está a safar melhor que a versão que o antecedia, o Android Oreo.
Afinal de contas, em Maio de 2018, a versão Oreo estava apenas instalada em 5.7% dos smartphones Android. Ou seja, no mesmo periodo, após o lançamento (9 meses), o Android Pie, tem quase o dobro dos utilizadores.
Em suma, a Google ainda tem um longo caminho a percorrer, para conseguir levar as suas atualizações a todos os smartphones… Ainda assim, é bom ver que existe uma melhoria neste números. As coisas estão a começar a encaminhar-se!
Apenas 10.4% dos smartphones Android têm a versão 9.0 Pie! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!