Hoje em dia, com a subida significativa no custo da energia elétrica, infelizmente mais aparente no Inverno, visto que além de tudo o que é normal estar ligado em nossa casa, temos ainda um ou outro aquecedor para não congelarmos à frente dos nossos computadores, ou das nossas TVs.
Uma situação preocupante que nos faz pensar se não será boa ideia perceber o que realmente pode ser desligado durante a noite, ou quando não está em utilização, para fazer uma boa poupança no final do mês.
Desligar aparelhos eletrónicos, ou eletrodoméstico pode ser inteligente. Mas, por favor, não ande a desligar routers, ou outras coisas do género! Num mundo cada vez mais mais dependente da Internet, desligar o seu acesso à rede é uma coisa que pouco ou nada faz sentido.
Estes são os aparelhos que mais gastam, e que pode desligar
Portanto, como deve saber, estamos a lidar com uma nova crise económica, que engloba uma inflação galopante, e verdadeiramente assustadora. É um fenómeno que tem feito tudo encarecer, onde temos de incluir a conta de eletricidade.
Mas sabe quanto pode poupar por mês se desligar algumas coisas em horas mais mortas? Estamos a falar de 15€ por mês, o que ao longo de um ano, tudo junto, equivale a 170€.
Um exemplo que poucos se lembram, é a grande maioria dos aparelhos em standby, mas que pouco ou nada utiliza no seu dia-a-dia. Sim, sem dúvida que ter um aparelho pronto para nós, em qualquer momento do dia, é ótimo e super prática. Porém… Quantas vezes vai mesmo usar muitos dos aparelhos (sempre) ligados em sua casa?
Um dos melhores exemplos é a impressora moderna, que passa grande parte do seu tempo ligada, com acesso à internet, mas raramente é utilizada. Não fará mais sentido ter a impressora num sítio de fácil acesso, para imprimir ou digitalizar alguma coisa, em vez de estar sempre ligada, à espera que você se lembre de fazer alguma coisa com ela. É que hoje em dia… Vamos ser honestos… Quantas vezes imprime um documento?
Além da impressora, temos outros aparelhos ‘comilões’ como a consola, o carregador do seu smartphone, o micro-ondas, o computador em stand-by, as máquinas de lavar roupa/louça, máquina de secar, colunas smart, equipamentos IoT variados, entre muitas outras coisas.
Uma outra solução interessante, para evitar ter um trabalho acrescido todos os dias, é a utilização de uma tomada elétrica smart (Smart Plug). Desta forma, com a ajuda de uma extensão, pode ligar muitos destes aparelhos à mesma ficha, e decidir quando tudo deve, ou não, estar ligado/desligado.
Obviamente, que além de tudo isto, é também uma excelente ideia otimizar tudo o que vai fazendo em casa.
Já não vai utilizar mais o PC? Desligue! Hoje em dia, com os SSDs, ligar demora menos de 20 segundos. Quer lavar loiça? Encha a máquina e faça apenas uma lavagem. Lavar roupa? A mesma coisa. Vai ferver água para uma única chave de chá? Meta água suficiente para uma única chávena, e não gaste energia desnecessariamente em água que vai ficar lá a arrefecer, ou vai mandar fora.
Tem o portátil e smartphone carregado? Desligue os aparelhos dos carregadores. Costuma carregar através de carregadores sem fios? Utilize apenas quando faz sentido, e não sempre, visto que carregar com fios é sempre mais eficiente (menos perdas).
Já anda a desligar coisas por casa? Ou ainda não se decidiu quanto ao que realmente pode, ou deve, desligar? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!