Isto é mais ou menos verdade, mas primeiramente temos de perceber a raiz do problema. É que caso não saiba, apagar informação de um disco não a apaga diretamente. Ou seja, o ficheiro continua lá, apenas foi removido do diretório do disco (o sistema que gere todos os ficheiros e sua localização.)
Muito resumidamente, quando apaga um ficheiro do seu disco rígido, está apenas a marcar aquele espaço como livre, apesar de ainda lá existirem ficheiros.
(Especial) É verdade que apagar ficheiros de um SSD o pode prejudicar?
Portanto, o que cria danos num SSD é a escrita de informação. Basicamente, sempre que grava alguma coisa num SSD, está a fazer uma pequena mossa na sua durabilidade. Isto porque as células de memória destas drives têm uma esperança média de vida bastante baixa.
Por isso, existe um limite para o número de vezes que poderá escrever informação em cada uma destas células, antes destas ficarem inutilizadas.
Em suma, qualquer ato de escrita faz danos no seu SSD. Dito isto, não é o apagar ficheiros que causa mossa, é a adição ou modificação destes.
Como dar uma nova vida a um portátil ou computador antigo?
Nem sempre nos podemos dar ao luxo de trocar frequentemente de computador, ou pelo menos de componentes chave. Por esse motivo, é importante conhecermos as melhores formas de expandirmos ao máximo o tempo de vida útil dos nossos fieis companheiros de trabalho/diversão.
Afinal de contas, que existe uma série de coisas que podemos fazer, que em boa verdade, não são difíceis e nem vos vão criar um buraco na carteira.
Especialmente agora, que muitos de nós foram recambiados para casa devido às normais provisórias de quarentena face ao Coronavírus (COVID-19). Assim, temos muito boa gente que tem de trabalhar em casa, mas infelizmente percebeu que o seu PC ou portátil está 10 anos atraso relativamente à tecnologia atual.
Leia o resto do artigo aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!