Como deve saber, as criptomoedas tiveram uma explosão no seu valor no início de 2021, e claro, como já seria de esperar, mesmo com a crise de produção atual, a NVIDIA rapidamente se começou a mexer para aproveitar o fenómeno, lançando uma gama de placas gráficas focadas no mining, os GPUs CMP.
No entanto, qualquer uma destas placas é completamente envergonhada pelo mais recente sistema de mining da Bitmain. Afinal de contas, a empresa acabou de anunciar o Antminer E9 com uma taxa de hash a rondar os 3 GH/s… Ou seja, basicamente o poder de 25 RTX 3090s. Será que temos aqui a solução para o mundo do mining via placas gráficas
Antminer E9: Mais poderoso que 25 RTX 3090 a minar
Portanto, o novo Antiminer E9 da Bitmain é um miner ASIC focado no mundo do Etheruem, que supostamente é capaz de oferecer 3 Giga Hashes de performance. Ou seja, o equivalente a 25 placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 3090 ligadas a minar a 100% das suas capacidades. Aliás, para ficar ainda mais impressionado, este aparelho é equivalente a 115 placas CMP 30HX, que individualmente custam qualquer coisa como 700 ou 800€.
Como é óbvio, ter o poder de 25 placas RTX 3090 é dispendioso, tanto no custo do aparelho, como na conta da eletricidade. Afinal de contas, o Antminer E9 consome 2556 W com uma eficiência de 0.85 J/M. Curiosamente, seria capaz de conseguir um lucro de 236 dólares por dia, caso a eletricidade custe qualquer coisa como 13 cêntimos por kWh.
Em suma, temos aqui o miner ASIC mais poderoso de sempre, que pelos vistos irá chegar ao mercado a custar qualquer coisa como 20~30 mil dólares. Um valor que muito provavelmente não irá afastar os miners mais entusiastas. Entretanto… Se pode salvar o mundo das placas gráficas? Provavelmente não, visto que não é um aparelho pensado para as massas.
Muito sinceramente, a única coisa que pode salvar o mundo dos PCs é mesmo um crash sério no valor da Bitcoin, mas ao que tudo indica, isso não está para breve.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!