Ano novo vai ser igual a vida nova? Comece a treinar!

Saúde e Treino – A época do Natal e Ano Novo significa o quê? Exageros caro leitor! Exageros na comida, exageros na bebida, noites mal dormidas, mas esperamos nós, muita diversão. Tudo coisinhas que nos fazem levantar algumas questões.

Afinal, ainda se lembra do que ambicionou para este estranho ano de 2022? Conseguiu atingir? Quais são os planos para o próximo ano? Manter? Melhorar? Revolucionar? A ideia é perder peso? Ou está gordinho e quer perder alguma massa? Prefere “encher” para ganhar confiança, e ir fazer aquela jogatana de vôlei na praia bem ao estilo de Top Gun?

Tudo pensamentos válidos! Afinal de contas, cada um é como é, e cada um de nós tem os seus próprios objetivos para se sentir bem consigo próprio. No entanto, como nenhum de nós nasce ensinado, temos algumas dicas simples, especialmente pensadas para quem quer agora começar a mudar a sua vida para melhor.

Vamos por partes?

(Saúde e Treino) Natal e 2023: Ano novo = Vida nova?

Quer começar a treinar e a comer melhor?

Antes de mais nada, é preciso criar um compromisso consigo próprio! É preciso querer mudar, é preciso disciplina!

Afinal de contas, como deve imaginar, treinar não é apenas fazer cardio, treinar não é apenas levantar peso. Ou seja, treinar é um conjunto de processos que se interligam para atingirmos o nosso objetivo, seja este qual for.

Mais concretamente, estamos a falar de um plano de treino personalizado, em conjunto com um plano alimentar adequado, e claro, muito descanso e muita hidratação! São tudo coisas fundamentais para o processo da sua “construção”.

Mas claro, antes de pensar em levantar muito e bom peso, ou correr quilómetros, é preciso perceber as bases.

Como se ligam todos estes processos?

Scorpus, Scorpusfit, treino, saúde
Imagem no ginásio ScorpusFit

Primeiramente, é preciso ver o treino como um processo de construção e fortalecimento. Algo que vai demorar algum tempo, e que tem um progresso sustentado associado.

Ou seja, como é óbvio, não vai perder 10kg na primeira semana, nem se vai sentir como o próximo Mr. Olympia no primeiro mês de ginásio.

É preciso ter calma, e confiar no processo. Até porque treinar não serve apenas para ficar mais esbelto, mas também para alcançar mais saúde, tanto física como mental, e assim alcançar um novo patamar de qualidade e estilo de vida.

Aliás, o primeiro erro de muito boa gente é quase sempre pensar é pensar que o treino em si emagrece. Pois, lamento, mas as coisas não funcionam assim! Treinar aumenta o seu gasto calórico, faz com que seja mais saudável, e sim, abre um caminho para a perda de massa gorda.

Sim, massa gorda, eu não disse peso. Perder peso é diferente de emagrecer.

O que significa isto? (Emagrecer =/= Perder Peso)

Em suma, em vez de perder, até pode vir a ganhar peso. Tudo porque a massa muscular é mais pesada que a gordura. Mas, ao mesmo tempo, quando for ao espelho, vai encontrar uma cintura mais fina. Não é isto que quer?

Entretanto, como também mencionámos em cima, estas mudanças são graduais e devem ser acompanhadas por um registo fotográfico! Isto é importante, porque o facto de todos os dias nos vermos ao espelho, faz com que estas mudanças não sejam notadas, e por isso, valorizadas por nós próprios.

Gasto Calórico, Basal, etc… O que é isto? Por onde começo?

Scorpus, Scorpusfit, treino, saúde

Fez exageros no final do ano? Quer entrar no ano novo e mudar tudo? Bem, exageros são normais, e na verdade, é extremamente importante continuar a comer aquilo que realmente gosta.

O que tem de ter em conta, é a forma como o nosso corpo gere as calorias ingeridas, e posteriormente as gasta.

De forma muito resumida, só existe uma forma de perder peso/massa gorda, é fazer um défice calórico. O que é isto? É ingerir menos calorias, comparativamente aquelas que gastamos no dia a dia. Como é que fazemos este défice?

Vamos imaginar que o corpo é uma balança com as calorias que ingere num lado, e as que gasta no outro. Se a balança ficar num equilíbrio perfeito, significa que gastou o mesmo que comeu, por isso, a diferença no peso vai ser zero ou irrisória. Se a balança pender para as calorias ingeridas, vai ganhar peso. Como é óbvio, na mesma lógica, se pender para as calorias gastas, vai perder peso.

Já ouviu falar de dietas famosas como a de ‘Jejum Intermitente‘? (Boa para perder peso, mas menos boa para assegurar massa muscular). Isso são apenas veículos, ou seja, metodologias, para chegar ao já mencionado défice. Quer queira seguir uma destas dietas, ou algo mais tradicional, vai ter sempre de ter em conta o metabolismo basal, que basicamente nos indica o número de calorias que gastamos a digerir comida, a respirar, ou a fazer as atividades do nosso dia-a-dia.

Contudo, é preciso ter em conta que o treino pode influenciar o seu “basal”, ou seja, este não é estático. Afinal, um corpo saudável, e habituado a atividade física, vai gastar mais calorias, para estar pronto para o quer der e vier.

Em suma, quer acredite quer não, o treino equivale a uma percentagem muito baixa das calorias que gasta no seu dia. Sendo exatamente por isso que é preciso ter um controlo forte sobre aquilo que ingerimos ao longo do dia.

O que faço agora? Proteínas, hidratos, gorduras…

alimentação, comida

És atleta profissional? Não? Então tem calma, e não te metas a seguir os planos de influenciadores ou figuras públicas que não têm nem de perto nem de longe as obrigações que tu tens no teu dia-a-dia. Vamos à base? Vamos olhar para a pirâmide alimentar que por si só já indica os alimentos que deves comer, e até diz a proporção dos mesmos. Ai não posso comer isto, ai não posso comer aquilo.. Claro que podes! Desde com consciência e foco na dieta principal.

Elimina os doces como alimentação, evitas os sumos e álcool em excesso, e vais ver o teu corpo a mudar.

treino, saúde, ginásio, peso, perder, gordura, alimentação

Disciplina, dedicação e compromisso.

O que significa isto? Esqueça os produtos milagrosos, os cremes, as agulhas, os comprimidos, etc… É preciso deixar de acreditar que tudo é “sorte”, é preciso arregaçar as mangas e trabalhar.

Tem medo de ir treinar sem saber o que está a fazer? Tente juntar-se a uma aula de grupo, como na imagem em cima, onde não só vai ter um ponto por onde começar, mas também vai conhecer pessoas novas, muitas com os mesmos objetivos que você. Se não gostar de aulas, peça ajuda aos técnicos, ou quem está a treinar ao seu lado. O “pessoal” do ginásio já esteve no mesmo ponto que você, e muitos têm todo o prazer em dar algumas dicas e ajudar onde conseguem.

Quantas vezes já tentaste? Quantas vezes já falhaste? O que mudar? Desta vez antes de iniciares ou recomeçares pergunta a ti próprio. Porque quero tanto isto? Vale a pena investir tempo e dinheiro? Faz uma escolha consciente e toca para a frente que o tempo da preguiça e “pastelanço” acaba agora.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está a pensar em começar a treinar, a mudar a sua vida? Posso ajudar-te? Fala connosco, porque em 2023, vamos fazer um esforço em oferecer mais notícias acerca destes temas.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também