AndroidDistribution․io: descubra a versão Android mais utilizada!

No início deste ano, a Google “matou” uma página onde se podia obter os números de distribuição do Android. De facto era algo muito útil, especialmente para programadores. É que ajudava a decidir para qual versão orientar a aplicação que estavam a criar. Ou pelo menos qual deveria ser o requisito mínimo neste campo. Entretanto, os gráficos que a Google atualizou mensalmente até 2018, também serviam para ajudar a concorrência. De facto, a Apple, durante as conferências usava frequentemente os próprios dados da Google para se beneficiar e mostrar as grandes diferentes que existem ao nível da versão Android mais utilizada. Pode visitar a página aqui.

AndroidDistribution․io: descubra a versão Android mais utilizada!

versão Android

Desde então, a Google retirou os dados de distribuição da Internet. Isto entrou em vigor desde Abril e os programadores são agora aconselhados a utilizarem as estatísticas internas da Play Console para tomarem uma decisão sobre qual versão usar com base em métricas específicas para a sua aplicação.

Ora para ajudar os utilizadores a perceberem o que se passa no mundo Android, o 9to5Google desenvolveu algo chamado AndroidDistribution.io que vai buscar informação ao Android Studio. Outro pormenor interessante é que podemos analisar dados passados e mais concretamente desde 2010.

Agora pode verificar facilmente quando cada versão do Android ganha ou perde popularidade e muito mais.

versão Android

Esta aplicação foi desenvolvida através do Flutter SDK dao Google, graças ao suporte para aplicações Web, que recentemente surgiu na versão beta. Quanto aos próprios gráficos, os dados foram provenientes dos próprios arquivos de distribuição Android do 9to5 Google, bem como de publicações como Droid-Life e Android Police. Foram também tidas em conta informações do “Big Android Chart” de Ron Amadeo.

Os dados de distribuição do Android são muito diversificados e isto é algo fácil de explicar. É que existem muitas variedades de dispositivos Android além dos smartphones. E nem sempre são atualizados com frequência, mas que ainda assim se ligam à Play Store e, portanto, contam para os dados de distribuição.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também