O Sistema Operativo Android é hoje em dia extremamente popular, e se porventura já tem um smartphone Android no bolso há alguns anos, tem reparado na grande evolução e melhoria que a Google tem vindo a fazer ao seu software.
Porém, ao que tudo indica, o IA vai mudar mais o Android em 1~2 anos, do que toda a evolução que tivemos a oportunidade de ver nos últimos 10. Vai ser incrÃvel. O mote foi feito na Google I/O, e os primeiros esforços devem acontecer já com o Android 15, especialmente nos smartphones Pixel 9 de Outubro de 2024.
Android vai mudar MUITO em 2024 e 2025!
Portanto, a gama de smartphones Pixel existe principalmente para indicar o caminho correto ao ecossistema Android. Ou seja, mostrar a todas as fabricantes parceiras da Google, qual é a melhor forma de levar mais funcionalidades úteis aos utilizadores.
Sendo exatamente por isso que a Google quer aproveitar todo o desenvolvimento que tem feito em inteligência artificial para ser capaz de transformar aquilo que um smartphone é capaz de oferecer ao dia-a-dia de um qualquer utilizador.
Mais concretamente, a Google quer aproveitar o seu motor de IA Gemini, para mudar a forma de funcionar do Android, desde a sua base. Ou seja, o Gemini AI que já pode ser encontrado nos smartphones Pixel, e também serve de base ao Galaxi AI da Samsung, vai passar a ser a base do SO Android, ao permitir a análise, processamento, e aprendizagem, de tudo aquilo que entra no seu smartphone.
Ou seja, na prática, o Gemini vai funcionar em todo o tipo de aplicações e ferramentas para fornecer sugestões, respostas e avisos sensÃveis ao contexto.
Um exemplo disto pode ser a utilização da IA na aplicação Mensagens para produzir imagens criadas por IA para partilhar em chats. Outro é a capacidade de responder a perguntas sobre um vÃdeo do YouTube que uma pessoa está a ver. Ou de extrair dados de fontes como PDFs para responder a perguntas muito especÃficas, como uma regra especÃfica de um desporto.
Mas, talvez mais importante, é que o Gemini vai perceber a sua forma de utilização, e vai começar a ser capaz de antecipar o que quer ou vai fazer em dado momento do seu dia. Imagine entrar no carro às 17h, e o Google Maps ou Waze meter automaticamente o caminho para o ginásio, porque vai sempre treinar aquela hora.
Em suma, depois de 1~2 anos em que ninguém soube muito bem aquilo que a IA poderia ou não trazer para o uso de um smartphone moderno. Eis que a Google chegou à conclusão que tem de aproveitar a inércia da Apple. Isto de forma a criar todo um ambiente diferenciado, que vá de acordo às necessidades de cada utilizador individual.
A chegada a sério do IA começa em 2024 com os Pixel 9. Depois… Bem… Vai ser uma revolução!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!