Quando a publicidade chegou ao Google TV e por consequência ao Android TV ninguém ficou contente com a novidade. Especialmente porque ela está no ecrã principal. Agora eis que tudo acaba de ficar pior na Google TV graças a uma novidade que ninguém quer. De facto, a publicidade está mais intrusiva do que nunca. Assim um vídeo pode começar a ser reproduzido de repente no ecrã principal.
Android TV acaba de ganhar a novidade que ninguém quer!
Tudo começou no ano passado quando a Android TV ganhou uma fila de escolhas da equipa do Google Play que de vez em quando incluía uma publicidade para uma série ou para um filme. Considerando que todos queriam evitar estas sugestões forçadas surgiu uma forma de o fazer. No entanto, esse workaround acabou e os anúncios estão para ficar no ecrã principal do Android TV.
Com o lançamento da Google TV para o novo Chromecast, a Google introduziu o separador “para si”. É nele que estão as suas aplicações favoritas, as séries e filmes que está a ver e algumas recomendações personalizadas. PAra além disso, também está presente uma fila de recomendações semelhante ao que acontecia na Android TV, com uma publicidade no primeiro slot.
Normalmente esta fila é um slideshow simples. Assim, vai deslizando e oferece algum movimento à página inicial do Google Home. Agora eis que o site 9to5Google descobriu uma mudança na forma como esta fila funciona. Assim, a publicidade é reproduzida na forma de um vídeo em ecrã total. Isto sem a necessidade dos utilizadores darem um clique ou fazerem o que quer que seja.
Mas ainda fica pior. É que o vídeo, para além de ser reproduzido automaticamente, tem o som ativado.
Entretanto e depois de muita procura, a equipa do 9to5 não conseguiu encontrar uma forma de desligar esta publicidade intrusiva. Ora para quem tem o sistema ligado a uma bela barra de som com o volume altinho, isto pode pregar um susto valente.
De facto, depois de uns segundos de leitura a publicidade ocupa praticamente todo o ecrã. No entanto, a boa notícia é que podemos sair facilmente. Para o efeito basta tocarmos em qualquer das setas.
Mas quer ainda pior? Quando a publicidade pára ela não volta a ser reproduzida. No entanto, se for para outro ecrã e voltar para o principal, lá estará ele novamente.
Se os utilizadores não gostam, parece que os anunciantes sim. De facto, já há uma grande adoção. Assim, esta novidade no Android TV parece estar a agradar, pelo menos, a alguém.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!