É verdade que o Android que corre nos smartphones é a grande aposta da Google. No entanto, há outra plataforma que está a merecer cada vez mais importância por parte do rei dos motores de busca. Falo do Android TV que está a tomar conta de cada vez mais equipamentos de TV e prova disso é que foi a plataforma de TV com crescimento mais rápido no quarto trimestre de 2021. No entanto e apesar deste desenvolvimento notório a taxa de utilização nos Estados Unidos ainda é fraca.
Android TV é a plataforma com o crescimento mais rápido!
Um estudo avançado pela empresa Conviva mostrou o mercado de streaming no quarto trimestre de 2021. Ele utiliza o tempo de visualização para determinar a taxa de utilização de cada plataforma. Ou seja, não se trata propriamente de valores baseados no número de vendas mas dá uma ideia de como estão as coisas.
De acordo com o estudo e como referi o Android TV é a plataforma de crescimento mais rápida. De facto, cresceu 42% no quarto trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020. Ou seja, ainda ultrapassa o crescimento da Samsung e LG no mesmo período que foram de 27 e 36% respetivamente. O Roku também cresceu no entanto 12% ano após ano. Entretanto as consolas PlayStation e XBOX diminuíram consideravelmente.
Quem estagnou foi a plataforma Chromecast mas isto não é uma surpresa. É que a Google deixou de vender o Chromecast Ultra e ignorou praticamente o dongle. De facto este produto até deverá ser descontinuado. Isto porque está a caminho um Chromecast FHD com o sistema operativo Android TV.
A nível global o Android TV sai-se muito bem. No entanto, se olharmos região a região ainda há muito trabalho para fazer. A plataforma continua a ser dominante na Ásia onde tem 51% do mercado. Entretanto os números também são bons na Europa, Oceania e América do Sul.
Onde há mais problemas é na América do Norte onde a taxa de utilização é de apenas 3%. Isto num mercado dominado pela Roku com 41%. Ainda assim conseguiu crescer. É que no segundo trimestre de 2021 só tinha 2%.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!