Se tem um equipamento Android, provavelmente já viu o termo “Root” aparecer uma vez ou outra.
Há alguns anos atrás, muitos dos aparelhos Android não conseguiam aproveitar todo o potencial, o software era horrÃvel, as aplicações não usavam a RAM eficientemente e utilizavam dados sem ninguém saber porquê.
E pior… a bateria desaparecia num abrir e fechar de olhos! Hmm… Afinal, parece que os tempos não mudaram assim tanto.
Aqui entra o Root!
No fundo, todos os Android correm um Kernel e Middleware bastante similar a uma distribuição Linux que pode instalar no seu computador pessoal.
- Kernel – é o componente central do sistema operativo, serve de ponte entre aplicações e o processamento real de dados feito a nÃvel de hardware.
- Middleware –  é um programa que faz a mediação entre software e demais aplicações.
Fazer root, é a maneira de ter acesso a tudo dentro do Android. Com esta permissão, podemos mudar o que quisermos!
O que antigamente incluÃa corrigir os bugs que assolavam o Sistema Operativo Android.
Os aparelhos Android mais recentes são muito melhores do que costumavam ser… Até o Android mais barato, vai fazer mais e melhor que um topo de gama de antigamente.
No entanto, hoje em dia esta prática continua a oferecer muito ao utilizador. Por isso ainda há quem queira fazer Root ao seu aparelho, com o objectivo de ter acesso a todo o potencial do dispositivo.
Mas primeiro é preciso saber o que é o Root afinal !
O que é o Root ?
O Root na maneira que estamos aqui a falar, não é mais que o superuser (Super Utilizador).
Como já dissemos, o seu aparelho Android é baseado em Linux, e com o Root estamos apenas a adicionar uma função standard Linux que foi removida.
Na prática todos somos utilizadores que fazemos login e podemos fazer certas coisas baseadas nas permissões da nossa conta.
Até as aplicações que instalamos têm um tipo de ID de utilizador, e todas elas têm as suas permissões
– Nas versões mais recentes do Android, temos de ser nós a dar as permissões à s aplicações –
Root é também um utilizador.
A diferença é que tem permissão para fazer o que quiser em qualquer ficheiro em qualquer parte do sistema. Isto inclui coisas que queremos fazer, como desinstalar aplicações do Operador ou do Fabricante que sem esta permissão estão apenas a encher o nosso aparelho de “Lixo”.
Em suma, quando tem permissões de super utilizador, é o Deus do seu aparelho.
Aplicações úteis que precisam de Root
Link2SD
É uma App que permite passar aplicações para o seu cartão SD.
Basicamente cria um link que faz com que o seu aparelho acredite que está a aceder à sua memória interna. É uma óptima maneira de tirar vantagem do seu cartão SD em vez de o usar apenas para conteúdos multimédia.
Não é tão bom como o Armazenamento Adaptável, mas nem todos os Androids têm acesso a esta funcionalidade devido ao modelo de actualizações da Google.
- Armazenamento Adaptável do Android – Formata o seu cartão SD de maneira que faça parte do sistema de ficheiros do seu aparelho, esta nova partição passa a fazer parte do armazenamento primário do seu Android. Por exemplo, se o seu Android tinha apenas 16GB de memória interna, provavelmente apenas 10-12Gb estão disponÃveis, se tiver uma cartão SD de 64GB, passaria a ter à volta de 70Gb de memória.
Não é perfeito, mas funciona bastante bem, mas tenha em atenção que as aplicações no cartão SD serão mais lentar a abrir.
Download – aqui
Magisk
Esta é uma das aplicações mais populares e potentes do mundo do Root. A sua principal função é esconder o Root do seu aparelho.
Irá permitir que utilize aplicações que identificam a existência de Root sem problemas, como Netflix, ou Pokemon Go.
Não a irá encontrar na Google Play Store, mas basta fazer uma pesquisa no XDA-Developers e irá encontrar o que precisa.
Mais informações e download – aqui
Titanium Backup
É quase obrigatório instalar esta aplicação se decidir fazer root.
Com o Titanium pode desinstalar Bloatware que vamos falar mais em baixo, congelar apps (Ficam instaladas, mas não correm sem a sua permissão).
E talvez a mais importante, permite fazer backup das suas aplicações incluindo toda a informação destas, não perdendo nada.
100% recomendado se é novo neste mundo.
Viper4Android
É uma aplicação de modificação audio, que lhe dá um controlo impressionante de como o som sai das suas colunas, auscultadores bluethooth e auscultadores convencionais. Vem com a sua própria driver áudio, equalizador, montes de efeitos que lhe permitem controlar o seu áudio, e muito mais.
Mais informações e download – aqui
Devo fazer root no meu Android ?
Sim, não, talvez… cada pessoa terá as suas razões para fazer Root, é necessário perceber se realmente vale a pena no seu caso.
Algumas fazem porque podem, outras para adicionar funcionalidade que o aparelho não tem, ou até para “corrigir” certos aspectos do sistema operativo.
Muitos podem comprar um telemóvel porque gostam do aspecto e do Hardware, mas odeiam o software e querem mudá-lo.
No entanto a maior parte dos fãs desta práctica, apenas querem remover o Bloatware que vem de fábrica com o aparelho
- Bloatware – Aplicações que ocupam espaço, causam lentidão do sistema, e não podem ser apagados por meios normais.
Mas antes de se preparar para fazer Root ao seu aparelho, tenha a noção que ter acesso a uma conta com permissões de administrador não é incluÃdo no Android por alguma razão!
Fazer Root não é para todos, pode transformar o seu Android num pisa-papéis! Antes de o fazer, precisa de pesquisar e aprender, para evitar danos sérios.
Para muitos fabricantes, fazer root faz com que perca a sua garantia.
Serviços e certas aplicações podem deixar de funcionar, devido ao risco de segurança, como aplicações de bancos, ou até aplicações de redes sociais, como o Snapchat que tem detector de Jailbreak e root.
Tenham cuidado !
O risco é real, não se esqueçam da vossa própria segurança.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!