Um dos componentes mais importantes do Android 11 é sem dúvida o emulador Android. De facto, está a gerar muito interesse e acaba por ser uma função bastante útil. No entanto, parece que a Microsoft pode ter acelerado um pouco as coisas. É que estão a surgir diversos bugs relacionados com a utilização do Android Studio Emulator no Windows 11.
Android Studio Emulator está a dar problemas no Windows 11!
Existem pelo menos algumas dezenas de relatos em que não é possível iniciar o emulador Android no Windows 11. O problema está a afetar PCs com processadores Intel ou AMD. No entanto, quando se utiliza o Driver Hipervisor para processadores AMD em vez de Hyper-V tudo funciona bem.
Felizmente, já há uma correção em desenvolvimento. Entretanto os programadores da Microsoft confirmaram que o problema é um bug relacionado com o XSAVE na API Hiper-V no Windows 11, e a Google e a Microsoft estão a trabalhar para resolver o problema.
Seja como for e apesar do Emulator do Android Studio estar (parcialmente) avariado no Windows 11, continuamos a poder executar aplicações Android no Windows 11. De facto, com a capacidade de sideload podemos até testar os projetos android Studio no Windows 11 sem nos preocuparmos com o emulador.
Por falar em sideload, as pessoas estão a aderir rapidamente à utilização de aplicações Android no Windows 11. No entanto, ainda existem algumas limitações. Isto porque oficialmente só podemos instalar apps que estejam na loja da Amazon. Foi por esse motivo que uma aplicação chamada WSATools começou a ter tanto sucesso. É que rapidamente conseguimos instalar qualquer app Android no Windows 11. Mas estranhamente desapareceu!
Ora esta app estava disponível na Microsoft Store e estava a ser um verdadeiro sucesso. No entanto, algo aconteceu. É que esta app desapareceu de repente como refere o programador. Ele não fez nada para retirar a app da loja e nem tão pouco recebeu um email da Microsoft. Simplesmente desapareceu.
Esta aplicação era realmente boa
De facto era tudo bastante mais simples.
Logo à partida tínhamos uma integração do explorador do Windows com os ficheiros APK. Assim podemos ter o ficheiro da app ou jogo em qualquer lado. Depois da encontrarmos damos dois cliques e ela é logo instalada.
Para além disso não é necessário instalar o ADB e conhecermos os comandos.
Na falta desta app temos de recorrer ao método antigo que encontra no final deste artigo.