Ter de estarmos sempre a carregar o smartphone Android é uma experiência frustrante, a não ser que este processo seja mais rápido. No entanto se a nossa utilização estiver acima da média não temos outro remédio. É por isso motivo que se existirem formas do nosso smartphone carregar mais rápido vale bem a pena experimentarmos. É mesmo essa ajuda que queremos dar.
Android: como fazer o smartphone carregar mais rápido
Ative o modo de voo
Uma das coisas que tem mais impacto na nossa bateria é o sinal de rede. A regra é esta. Quanto pior for o sinal, mais rápido a bateria se vai embora. Isto porque o smartphone tenta aumentar a capacidade de recepção e isto tem um enorme impacto na autonomia. Assim se estivermos a carregar o smartphone num local com sinal fraco, o tempo de carga será maior.
A solução rápida? Coloque o smartphone no modo avião antes de o ligar à corrente. Os testes sugerem que podemos reduzir o tempo necessário para uma carga completa em até 25%.
Para colocar o smartphone no modo Avião, basta descermos a barra de notificação e tocarmos no ícone do modo Avião.
Mas atenção! Não se esqueça de o desativar quando a bateria estiver cheia.
Desligar o smartphone
Isto é algo simples, óbvio, mas muitas vezes negligenciado. Se o seu smartphone estiver desligado, vai carregar muito mais rápido. Isto porque nada vai drenar a bateria enquanto a enches.
É claro que desligar o smartphone enquanto está a carregar tem as suas desvantagens. Não recebemos chamadas ou mensagens urgentes. Ainda assim se tivermos de sair de casa e precisamos mesmo de bateria é a melhor forma de a ganharmos mais rapidamente.
Não utilize a porta do seu computador mas sim o carregador
Isto é algo que por vezes temos tendência a fazer. Utilizamos a porta do computador para carregar o nosso smartphone. No entanto é má ideia. É que nunca vamos receber a energia suficiente e ele vai levar bastante mais tempo a carregar. Se a ideia é estar uma manhã inteira na nossa secretária enquanto trabalhos não há problema. Mas caso contrário mais vale ligar ao carregador.
Não utilize o carregamento sem fios
O carregamento sem fios é muito conveniente e envolve menos cabos. No entanto, se a velocidade de carregamento for a nossa prioridade número um, temos de evitá-lo. Oferecem uma experiência de carregamento consideravelmente mais lenta do que as versões com fios. Na verdade, os testes sugerem que podem ser até 50% mais lentos.
Porquê? Há duas razões. Primeiro, é mais eficiente transferir energia através de um cabo do que através de um simples contacto. Segundo, a energia desperdiçada manifesta-se como excesso de calor.
Tire a capa antes de carregar o smartphone
Todos os smartphones utilizam baterias de iões de lítio. A química envolvida diz-nos que o processo de carregamento funciona muito mais eficientemente quando a bateria está fria.
Para um carregamento ideal, a temperatura da bateria não pode ultrapassar os 45 graus. Obviamente, a temperatura da bateria é parcialmente controlada pela temperatura do ambiente circundante, e remover a capa ajudará a reduzi-la.
Verifique se tem o carregamento rápido ativado
É curioso mas isto é um problema que afeta alguns utilizadores. Por algum motivo as diferentes formas de carregamento rápido não estão ativas. No caso dos Samsung basta procurar por bateria nas definições. Depois é só carregarmos em mais definições.
Depois é só verificarmos e o carregamento rápido está ativado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!