Android pode ser separado da Google e o Chrome também!

A Google pode estar perto de enfrentar tempos muito difíceis. No início deste mês, um tribunal distrital dos EUA decidiu que a Google violou as leis antitrust dos EUA quando pré-carregou o seu motor de busca e o browser em dispositivos Android, tirando partido da sua posição monopolista. Como parte das medidas de correção, o Departamento de Justiça dos EUA está a explorar a possibilidade de separar o Android e o Chrome da Google. Isto pode mudar o mercado para sempre.

Android pode ser separado da Google e o Chrome também!

Claro que a Google vai recorrer da decisão do Tribunal Distrital, mas o juiz também ordenou a ambas as partes que iniciem os planos para a segunda fase do processo. A segunda fase envolverá propostas governamentais para restaurar a concorrência, incluindo um possível pedido de separação, que o juiz pode então impor à Google e à sua empresa-mãe, a Alphabet.

digitalizar documentos no ficheiros da Google, Pesquisa Google, Google bloqueadores de anúncios, mais espaço na conta Google,, salvar conta Google, maior novidade da google, Google função Portugal

Uma informação da Bloomberg, citando pessoas não identificadas que discutem conversas privadas, sugere que o Departamento de Justiça está a explorar várias opções, incluindo:

  • Separar o Android e o Chrome da Google.
  • Proibição de contratos exclusivos de pesquisa.
  • Venda forçada do negócio AdWords da Google.
  • Forçar requisitos de interoperabilidade para o AdWords para que funcione sem problemas noutros motores de busca.
  • Impedir a Google de obrigar os sites a permitir que o seu conteúdo seja utilizado para alguns dos produtos de IA da Google, a fim de aparecer nos resultados de pesquisa.
  • Forçar a Google a alienar ou licenciar os seus dados a rivais como o Bing ou o DuckDuckGo.

Uma questão preocupante

O relatório corrobora uma análise anterior do The Information, que também examinou a possibilidade de o governo ordenar à Google que se desfaça do Android. Também sugeriu que os acordos de exclusividade de pesquisa da Google com a Apple e a Mozilla também estão na mira. A Google pode também ser forçada a abrir os seus dados de treino a IAs concorrentes.

Separar o Android da Google seria uma medida bastante grave. O DoJ dos EUA tentou desmantelar empresas, como a Microsoft, por monopolização ilegal há duas décadas, mas não teve sucesso nessa altura. A solução mais plausível seria pôr termo aos contratos de exclusividade de pesquisa, o que teria um impacto profundo em todas as partes envolvidas.

Entretanto resta saber qual será o futuro do Android, do Chrome e da Google à luz deste caso antitrust.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também