Os trackers bluetooth já existem há algum tempo e ao contrário do que muitos pensam não foi a Apple a criar este produto. No entanto, ajudou a popularizá-los com os AirTags. Os AirTags são capazes de comunicar com iPhones próximos para reportar a sua localização criando uma rede gigantesca. Embora isto seja muito interessante levanta alguns perigos como já falamos anteriormente. Em breve o Android também nos avisa se estivermos a ser seguidos por algum dispositivo!
Android vai avisar-nos se estivermos a ser seguidos em segredo
A mais recente atualização dos Google Play Services (22.12.13) inclui algumas linhas muito interessantes descobertas pela equipa no 9to5Google. Na prática fazem referência a este objetivo, incluindo a menção de “alertas para dispositivos desconhecidos”. Isto para detetar as tags desconhecidas que nos seguem. Assim que estiver concluÃda esta opção vai surgir na secção Definições.
Esta função especÃfica, uma vez lançada, funciona como um scanner e diz-nos se estamos a ser seguidos no sistema operativo Android. Ou seja, na prática como uma aplicação recentemente lançada pela Apple para pesquisar por AirTags nas proximidades. Assim notifica-nos se detetar algum tracker desconhecido e potencialmente perigoso nas proximidades. Isto para que estejamos atentos e os possamos desativar.
Mishaal Rahman publicou novas imagens acerca desta funcionalidade no Twitter. Assim mostrou um pouco mais sobre esta novidade de “Alertas para dispositivos desconhecidos”.
O texto na parte inferior diz que vai verificar se existem dispositivos Bluetooth próximos e irá notificar-nos quando detetar dispositivos que se movem connosco, como um AirTag secreto que alguém está a usar para nos perseguir.
Este é um primeiro grande passo para a deteção de trackers no Android, e este em particular será imensamente útil para que não nos tornemos vÃtimas.
No mundo Apple os AirTags também têm estado na ordem do dia
O site Motherboard analisou 150 queixas apresentadas à s autoridades nos últimos oito meses a envolverem AirTags. De acordo com os resultados partilhados, menos de metade estiveram relacionados como roubos. O resto diz respeito à perseguição ou ao assédio de mulheres. De facto, em 50 dos casos analisados as mulheres chamaram a polÃcia por terem recebido notificações anti-tracking nos seus iPhones.
Para além disso, na maioria dos casos, as mulheres vÃtimas deste tipo de perseguição encontraram os AirTags escondidos nos veÃculos ou ouviram-nos a tocar. Na maioria dos casos o perseguir é alguém que a vÃtima conhece, como um ex-marido, ex-namorado ou um amigo que quer ser muito mais do que isso.
Embora os AirTags tenham trazido esta discussão para público, na realidade a perseguição não é nada de novo. De facto, começou a ocorrer com ainda mais frequência com a popularização dos GPS. A questão é que os AirTags trouxeram esta discussão para público.
De facto, os AirTags ajudam as pessoas de várias formas
Mas esta não é a única conclusão e há outras não tão abonatórias para a Apple. É que estas proteções Anti-Stalking nem sempre estão a funcionar. É que há outras formas de se obter informações dos AirTags. Assim podem ter tornado mais fácil a perseguilção.
A Apple vai resolver a situação.Â
Por estes motivos e mais alguns a Apple anunciou novas funções que os AirTag vão receber para tornar a vida mais complicada para os seguidores.
Uma das funções anunciadas é a mais soft. Isto porque é um aviso que nos dá um alerta na configuração dos AirTags. O AirTag está ligado ao nosso Apple ID e a perseguição é um crime.
Para além disso o AirTag vai receber é uma nova sequência de tons que vão ajudar a localizar de forma mais eficaz o equipamento.
Entretanto quando surgirem relatos de perseguição as autoridades desativam esses airtags de imediato.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!