Android já lhe vai dizer se está alguém a segui-lo em segredo! 

No seguimento do anúncio feito no final do mês passado, o Android está a lançar em larga escala os “Alertas de localizador desconhecido”. Isto para detetar AirTags que possam ter sido colocados em si, sem se aperceber. Isto é realmente uma grande função e que será útil para evitar situações que se podem tornar muito desagradáveis. Assim o Android já lhe vai dizer se está alguém a segui-lo em segredo!

Android já lhe vai dizer se está alguém a segui-lo em segredo!

Um alerta de localizador desconhecido chega quando o dispositivo de localização de outra pessoa está a viajar consigo e fora do alcance do Bluetooth do proprietário.

Para verificar se este sistema está a funcionar, abra a aplicação Definições do seu telefone e, em seguida, a secção “Segurança e emergência” no Android 12 e mais recente. Ou então “Segurança pessoal” no Android 11 e mais antigo. Aí deverá existir um novo menu “Alertas de localizador desconhecido”.

Esta novidade está a a chegar através dos Google Play Services no Android 6.0+. Atenção que neste momento isto só funciona para detetar AirTags da Apple, embora isso possa mudar no futuro.

Android segredo

Entretanto o botão “Permitir alertas” está ativado por defeito. No entanto claro que é possível desativar. Mas nessa altura não vai saber se está a carregar AirTags escondidos consigo. No entanto mesmo desativando continua a ser possível efetuar uma “Análise manual” de 10 segundos em qualquer altura, embora os resultados não sejam guardados.

A página de suporte do Android sobre esta funcionalidade refere como os dados de localização se encriptam no dispositivo e que “não saem do dispositivo e não se partilham com a Google ou outros utilizadores”.

Quando recebe uma notificação de “Rastreador a viajar consigo”, tocar na mesma abre um mapa para ver o histórico de viagens. Pode “Reproduzir som” para ajudar a encontrá-lo, o que não notificará o proprietário.

Ou seja, agora será muito mais fácil perceber se tem alguém a persegui-lo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também