Normalmente, quando se fala de smartphones topo de gama Android, temos sempre de olhar para quem implementa os mais recentes processadores da Qualcomm, o que normalmente significa olhar para as ofertas da Samsung, Xiaomi, Oppo, Honor, etc… Mas, existe uma outra fabricante com muita vontade de ganhar quota de mercado, e que na verdade tem acesso às mesmas exatas linhas de produção da Qualcomm.
Estamos a falar da MediaTek, que curiosamente até decidiu mudar a sua estratégia em 2023, ao apostar em mais núcleos focados na performance, e menos em núcleos de processamento focados na eficiência energética! O que significa isto? Bem, em termos de performance pura e dura, a MediaTek está um pouco à frente da concorrência, e ao que tudo indica, os primeiros smartphones baseados no mais recente Dimensity 9300 estão prestes a chegar à Europa.
Android: Primeiros topo de gama a sério já estão a chegar!
Portanto, enquanto as marcas de referência optam quase sempre por processadores Qualcomm, quem precisa de impressionar com ofertas um pouco diferentes, opta pela MediaTek. Não só pelo facto de a MediaTek oferecer elevados níveis de performance, mas também porque os seus processadores costumam ser um pouco mais baratos face à sua grande rival.
- Nota: A MediaTek deve conseguir chegar aos 35% de quota de mercado em 2024, segundo vários analistas do mundo mobile.
Dito tudo isto, qual é o smartphone baseado no MediaTek Dimensity 9300 que temos de ter debaixo de olho? Bem, é um dos sucessores ao smartphone que mais gostei de analistar nos últimos tempos. Estamos a falar dos Vivo X100 e X100 Pro, que devem voltar à Europa em 2024.
Infelizmente ainda não sabemos grande coisa acerca de preços, ou datas de lançamento concretas. Mas tudo indica que a Vivo está mesmo certa de que faz todo o sentido voltar a fazer uma grande aposta na Europa, especialmente numa altura em que o mercado está a mudar muito graças à chegada em força da IA.
Dito isto, o X80 Pro chegou ao mercado à volta dos 1300€ no seu tempo. Porém, na altura, o X80 Pro chegou ao mercado com um SoC Qualcomm e não com um SoC MediaTek. Por isso, existe aqui algum espaço para impressionar a região com um smartphone ao nível do iPhone 15 Pro Max e S24 Ultra. Isto a um preço ligeiramente mais baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!