Android precisa de mudar rapidamente! Bem… Já começou!

Como temos vindo a dizer ao longo das últimas semanas, o ecossistema Android precisa de se refrescar um pouco, para voltar a ser capaz de oferecer produtos interessantes, ao preço certo, e claro, a chegar ao mercado na altura mais indicada. Tudo coisas que não estão a acontecer nesta altura do campeonato.

É exatamente por isso que já começámos a ouvir alguns relatos de que a Samsung quer mudar a sua filosofia de design já em 2025, e pelos vistos, a Xiaomi está também a planear mudar um pouco a forma como lança aparelhos no mercado Global.

Além de tudo isto, a Honor, a antiga “submarca” da Huawei está a ganhar força, está pronta a investir, e por isso mesmo, parece ter muita vontade de fazer uma gigantesca aposta no mercado Europeu já no ano de 2024.

Ao mesmo tempo, a Apple parece estar a querer dar alguns toques na sua própria estratégia. Está pronto para todas as novidades? Ou isto não chega?

Android precisa de mudar rapidamente! Bem… Já começou!

xiaomi 13t

Portanto, durante muitos anos, o ecossistema Android era o sítio onde tínhamos mais alternativas, e por isso, escolhas para todos os gostos e carteiras. Era assim um ecossistema bastante diferente do rival iOS, onde por sua vez o iPhone era um aparelho muito mais premium, indicado para um outro tipo de utilizador.

Aliás, todos os aparelhos inseridos no ecossistema Android eram bastante mais abertos, sendo possível usar um smartphone Samsung com um relógio Xiaomi, ou qualquer outra mistura qualquer que lhe viesse à cabeça, e fizesse sentido em termos de funcionalidades vs preço, sem qualquer problema inerente.

Algo que hoje em dia também já não é tão fácil de conseguir fazer.

De forma muito resumida, as coisas mudaram!

O ecossistema Android, especialmente nas gamas mais altas, evoluiu de forma a que cada uma das fabricantes começasse a fechar o seu próprio ecossistema. Além disso, os produtos encareceram de forma quase inacreditável.

Tudo isto resultou num ecossistema muito similar ao da Apple, o que claro está… Mudou a percepção de mercado para os consumidores que sempre andaram com um Android no bolso. Assim, se no passado todos os consumidores olhavam para o iPhone como a escolha cara e emocinal, e para qualquer Android comparável como a escolha mais inteligente em termos de qualidade/preço, hoje em dia… Bem, vai dar tudo ao mesmo.

O que significa isto? Dar ao mesmo talvez seja um bocado ambicioso, visto que em paridade de preço, o consumidor prefere quase sempre dar o salto para o iPhone, deixando as alternativas Android para trás das costas.

Se o ecossistema é fechado, se os preços são os mesmos… Então, mais vale optar pelo ecossistema mais completo, e pelo aparelho que dá mais estatuto. Em suma, o iPhone. É exatamente por isso que o mundo Android anda a perder quota de mercado, enquanto a Apple está a conseguir capturar novos clientes em todas as regiões do globo.

Os 2 ecossistemas chegaram a um ponto de convergência, mas agora… É altura de cada um fazer o seu caminho!

pixel, iphone, s23 ultra, comparativo, fotografia

Isto é curioso, porque estamos a ver mudanças de estratégia em ambos os lados da barricada!

Basta olhar para a Apple que sempre optou por smartphones compatos e “bonitos”, mas agora quer começar a oferecer aparelhos ‘Pro’ maiores, com mais espaço para meter hardware mais avançado. Uma espécie de guerra de especificações como pudemos ver durante muitos anos no lado Android. Curiosamente, ao mesmo tempo, a Apple também acertou os preços em algumas regiões do globo, o que no nosso caso até resultou numa baixa de preços em alguns modelos.

Entretanto, no lado Android, estamos a olhar para um ecossistema completamente empenhado em levar a Inteligência Artificial ao utilizador o mais rapidamente possível, com as fabricantes a tentarem mudar a forma como desenham e lançam smartphones. Porém, muitas das fabricantes começaram a perder espaço para as “maiores”, ou seja, para a Samsung e para a Xiaomi.

Afinal, a Huawei desapareceu, a Oppo também está em “coma”, e do que resta, temos uma Honor a tentar aparecer, uma OnePlus que de vez em quando faz umas brincadeiras, bem como uma Nothing que parece estar pronta a dar o salto.

Ainda assim, até as grandes já perceberam que têm de mudar. Basta olhar para a Samsung, que aparenta querer cortar um pouco no tamanho dos seus smartphones, para ser capaz de oferecer um aparelho bonito, rápido, mas acima de tudo compacto.

Porém, não são esperadas baixas de preço nas gamas mais altas, o que acaba por não criar grandes constrangimentos aos planos da Apple.

O que gostava de ver de diferente?

Estamos a ver muita coisa a mexer, mas… Quem decide é sempre o consumidor!

O que gostava de ver de diferente no mundo Android? O que faz realmente falta no mercado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também